16/10 | Sindicato e Contraf apoiam Chapa 1 para as eleições da AB

13 de outubro de 2021

A Chapa 1 – AB de Portas Abertas é integrada por aposentados e dirigentes sindicais e foi formada a partir dos debates realizados com as bases

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região apoiam a Chapa 1 – AB de Portas Abertas para a eleição da Associação Brasil (AB), que acontece no próximo dia 16 de outubro. Inicialmente, o pleito estava marcado para o dia 24 de julho, mas o Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a assembleia, atendendo a uma reivindicação do movimento sindical bancário.

A Associação Brasil (AB), antiga Associação Bamerindus, é mantida pelos ex-funcionários do banco Bamerindus, incorporado em 1998 pelo Banco HSBC e depois, em 2016, pelo banco Bradesco. Conforme o edital, a Assembleia Geral Ordinária será realizada de forma presencial, no Clube de Campo de Curitiba. 

A Chapa 1 – AB de Portas Abertas é integrada por aposentados e dirigentes sindicais e foi formada a partir dos debates realizados com as bases (clique aqui para conhecer os integrantes).

Voto por procuração

Os associados e associadas que não puderem participar presencialmente, podem enviar suas procurações ao Sindicato, garantindo a representação do seu desejo de uma AB para todos. Para isso, clique aqui e baixe o modelo de procuração, preencha com seus dados e entre em contato com o WhatsApp (83) 9 9856-0238 para solicitar a retirada do documento.

>> Carta aberta: É preciso mudar a direção da Associação Brasil

Antidemocráticos

Todos os candidatos da chapa 2 são homens, brancos, moradores de Curitiba e a quase totalidade deles é de aposentados. “Não há uma única mulher na chapa 2”, observou Luciano Ramos, dirigente sindical da Federação dos Bancários da CUT do Estado de São Paulo (Fetec-CUT/SP).

“A Chapa 1 – AB de Portas Abertas, ao contrário, é plural e representativa. Tem homens e mulheres, membros da ativa e aposentado, e sócios e sócias de todas as regiões do país. Nossa formação é democrática, nós somos a cara da Associação Brasil, uma entidade nacional. Diferente da chapa concorrente que só tem homens, quase todos aposentados e todos da região de Curitiba”, ressaltou o dirigente.

Histórico

A Associação Brasil foi fundada em 1955 e, hoje, está presente em todo o país, com 9 clubes de lazer que atendem seus sócios: em Cotia (SP), Niterói (RJ), praia de Iracema na Bahia, em Brasília, em Campo Grande (MT), Porto Alegre (RS), em Cascavel e Curitiba (PR).

A entidade proporciona lazer e qualidade de vida a seus cerca de 5 mil associados no país, dos quais 600 no estado de São Paulo. A maioria deles são bancários, da ativa e aposentados, do Bradesco, e oriundos do Bamerindus, comprado pelo HSBC, que, por sua vez, foi incorporado pelo Bradesco.

 

Fonte: Seeb-CGR com informações do SEEB-Curitiba