TERMINA HOJE (28/05): Inscrições para delegados sindicais

Termina nesta terça-feira (28) as inscrições para a eleição que irá escolher os novos delegados sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNB. Poderão se candidatar ao pleito somente bancários sindicalizados. No BB os delegados serão eleitos na proporção de um representante para cada grupo de 80 funcionários, já na Caixa e no BNB podem ser eleitos um por unidade.

“O Sindicato busca se fazer presente nos locais de trabalho não somente por meio da diretoria, mas também através da atuação dos delegados sindicais, que são nomes de referência entre os bancários de base. Eles são importantes para a organização dos trabalhadores por serem uma das pontes entre os funcionários do banco e a entidade, trazendo, por exemplo, as demandas dos colegas de trabalho. Por isso, é muito importante que os bancários participem das eleições para escolher delegados sindicais que tenham compromisso com a luta dos trabalhadores”, frisou Esdras Luciano, secretário geral do Sindicato.

Os interessados podem solicitar a ficha de inscrição aos diretores do Sindicato ou através do e-mail secretaria@bancarioscg.com.br, com o assunto “Eleição Delegado Sindical”. Quem desejar pode ainda procurar a Secretaria Geral do Sindicato, no Centro. Deverão constar no pedido de inscrição: nome do candidato, RG, CPF, banco/local de trabalho, matrícula funcional, telefones e e-mail.

As eleições acontecem no dia 13 de junho, nas dependências dos bancos, com mandato de 13 de junho de 2019 a 12 de junho de 2020.

Quem é o delegado sindical?

É o seu representante em seu local de trabalho. É o elo de ligação entre você e o Sindicato. É o companheiro a quem você deve se dirigir para discutir, apresentar sugestões e reivindicações por melhores condições de trabalho.

O delegado sindical é um dos mais importantes instrumentos na organização do movimento dos trabalhadores.

Compete ao delegado sindical:

  • Apoiar e integrar a luta dos trabalhadores;
  • Representar o Sindicato junto aos empregados de sua unidade;
  • Participar dos eventos e instâncias sindicais;
  • Representar os empregados de sua base junto ao Sindicato;
  • Acatar e encaminhar as decisões dos Fóruns Sindicais;
  • Auxiliar nas entidades sindicais;
  • Manter contato permanente com os colegas da base de trabalho, discutindo individual e coletivamente, organizando as suas reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e aos Gestores.

Fonte: Seeb-CGR