Bancários de Campina Grande e região aprovam proposta dos bancos

Os bancários de Campina Grande e região aprovaram, em Assembleia Geral, realizada nesta quarta-feira (29), no auditório do Sindicato, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os bancários da Caixa, Banco do Brasil e BNB também foram favoráveis às propostas específicas de cada banco.

Mesmo diante de um cenário difícil, de perda de direitos e ameaça de retirada das conquistas dos trabalhadores, o Comando Nacional da categoria conseguiu assegurar reajuste de 5% e a manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para todos os empregados tanto dos bancos públicos como dos privados.

Com o reajuste o aumento real foi de 1,18% sobre uma inflação do INPC projetada em 3,78%

Em relação aos bancos públicos foi assegurado a manutenção do Saúde Caixa e do modelo de custeio, um das principais ameaças aos trabalhadores. No Banco do Brasil foi conquistada a manutenção da cláusula do Acordo Coletivo que garante a observação de três ciclos avaliatórios consecutivos de GDP com desempenhos insatisfatórios, para efeito de descomissionamento. Já no Banco do Nordeste, a direção da empresa garantiu todos os direitos conquistados no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), além de pontuar alguns avanços, a exemplo da realização de concurso público ainda este ano para nível médio e nível superior (na área de tecnologia da informação).

“Foi uma campanha difícil, marcada pelo diálogo intenso com a categoria, que a todo tempo mostrou empenho, unidade e resistência. Diante de um cenário tão sombrio para trabalhadores de todo Brasil assegurar as conquistas foi uma grande vitória”, frisou Rostad Lucena, presidente do Sindicato.

Fonte: Seeb_CGR