Boletim informativo em defesa dos bancos públicos

29 de dezembro de 2020

Para tratar sobre a função social das empresas estatais, além da importância para a economia brasileira, a CEBB (Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil), juntamente com sindicatos de todo país, disponibilizou um boletim em defesa dos bancos públicos. O material de fácil distribuição pode ser divulgado pelas redes sociais. Para acessar basta clicar AQUI.

No texto, é destacado o compromisso dos bancos públicos em desenvolver a função social, compromisso que as instituições financeiras privadas não têm. Outro argumento destacado é que o BB, Caixa, BNDES, BNB e Basa realizam empréstimos de longo prazo e atuam de maneira anticíclica, irrigando a economia em períodos de recessão e crise e, além disso, financiam atividades essenciais como a agropecuária, a construção civil e a casa própria, obras de saneamento, geração de energia.

Mesmo com tamanha notoriedade, o governo vem descapitalizando os bancos públicos, sugando recursos que deveriam estar disponíveis para financiar a atividade econômica e principalmente gerar empregos e renda. O material contém dados que provam a importância das empresas ao país, capazes de ajudar a solucionar a crise na qual o Brasil está mergulhado.