Caixa 160 anos: na luta a gente se encontra

9 de janeiro de 2021

Banco público faz aniversário na próxima terça 12. Sindicato parabeniza empregados pelo compromisso com a população brasileira e luta na defesa dos seus direitos, da Caixa 100% Pública e pelo fortalecimento do importante papel social do banco

Na próxima terça-feira 12, a Caixa Econômica Federal completa 160 anos de existência e serviços prestados ao desenvolvimento do país e ao povo brasileiro. 

Tanto nos momentos de maior valorização do banco público, como foi o período entre 2003 e 2014, quanto em tempos de maior ameaça ao caráter público e a função social da Caixa, como foram anos 1990 e está sendo o atual período, quem sempre fez com que o banco continuasse sendo uma instituição fundamental para os brasileiros foram os seus empregados. 

Por isso, o parabéns do Sindicato nestes 160 anos de Caixa vai para os empregados do banco público. 

Os empregados são a alma, o coração, as pernas e os braços da Caixa. Mesmo com os ataques aos seus direitos, mesmo com o atual governo jogando contra a Caixa 100% Pública, são eles que constroem diariamente esse banco público tão importante. São eles que defendem a Caixa, fazem a luta pela valorização do seu papel social, que de fato desejam uma Caixa cada vez mais presente na vida dos brasileiros. 

A Caixa – que já chegou a ter 101 mil empregados em 2014, atualmente não chega a ter 85 mil. 

Sempre ao lado dos brasileiros

A Caixa – que a partir de 1870 foi o banco que passou a receber depósitos de pessoas escravizadas para que comprassem a alforria – sempre esteve ao lado dos brasileiros, cumprindo um importante papel social enquanto banco público. 

É o banco da habitação, do financiamento imobiliário, do FGTS, do Bolsa Família, do repasse de recursos das loterias, da oferta de crédito e financiamento de obras de infraestrutura; do auxílio-emergencial; da presença em cidades e regiões nas quais os bancos privados não tem interesse em atuar.

Fonte: Seeb-CGR com Seeb-SP