Caixa: 35º CONECEF acontece nos dias 1 e 2 de agosto

Greve Geral será dia 14/06. Prioridade é defender a Previdência Social, o patrimônio público e os direitos dos trabalhadores

O Comando Nacional dos Bancários estabeleceu, em reunião realizada na quinta-feira (2), que o Congresso dos empregados da Caixa ocorrerá junto com a Conferência Nacional e, no momento, a categoria priorizará a organização da Greve Geral, marcada para 14 de junho, para defender a Previdência Social e os direitos dos trabalhadores. Desta forma, foram definidas novas datas para a realização do 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que será realizado nos dias 1 e 2 de agosto de 2019, em São Paulo.

Um encontro representativo dos trabalhadores de bancos públicos, ainda no início de junho, também vai intensificar as ações contra a tentativa do governo em privatizar o patrimônio do povo brasileiro. Um exemplo desse ataque é o leilão de concessão de Loterias Instantâneas da Caixa, a Lotex, que está previsto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para 9 de maio. “Precisamos tirar uma estratégia nacional em defesa dos bancos públicos, ainda no início do mês de junho, para defender os direitos dos trabalhadores dos bancos e os patrimônios públicos, que, se utilizados corretamente, poderiam tirar o país da crise e elevar as condições de vida da população brasileira”, afirmou Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa).

Para isso, a categoria irá lançar no dia 8 de maio uma Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos.  “Além de impedir o fim das aposentadorias e da seguridade social precisamos impedir o fatiamento da Caixa e a venda dos bancos públicos que ameaça não apenas os empregos, mas também o desenvolvimento social do país”, disse Dionísio.

Fonte: Contraf-CUT