Caixa apresenta ao Conselho de Usuários relatório atuarial e financeiro 2020 do Saúde Caixa

1 de abril de 2021

O banco se comprometeu a realizar reunião extraordinária no final de abril para debater de forma mais aprofundada os dados

Na primeira reunião ordinária do Conselho de Usuários do Saúde Caixa em 2021, ocorrida nesta quarta-feira (31), o banco apresentou o relatório atuarial e financeiro do plano de saúde referente ao exercício de 2020. Os dados precisam ser analisados de forma mais aprofundada e, por isso, os conselheiros eleitos solicitaram o agendamento de uma reunião extraordinária no final de abril para avaliar o desempenho do plano. 

As informações financeiras e atuariais deveriam ter sido disponibilizadas no final do ano passado, na reunião que aconteceu em dezembro, mas a Caixa postergou a apresentação para uma reunião extraordinária do Conselho para janeiro deste ano, que não aconteceu.  Os conselheiros eleitos reforçaram a necessidade de o banco tornar transparente aos dados do plano de saúde. 

A Caixa alegou que teve dificuldades com a validação dos dados, devido a mudança de metodologia utilizada pela nova empresa contratada para fazer a análise atuarial. 

O relatório também será debatido na reunião no Grupo de Trabalho Saúde Caixa, que acontecerá nesta quinta (1). Os representantes dos usuários estão finalizando a contratação de uma empresa atuarial para acompanhar e analisar os dados de custeio e gestão apresentados pela Caixa. 

O GT Saúde Caixa foi criado, conforme o ACT 2020/2022, para estudar o custeio e gestão do plano de saúde dos empregados. O grupo paritário, composto por representantes dos empregados e da Caixa, deve apresentar um formato de custeio e gestão do plano até o dia 31 de julho de 2021. 

Melhorias no atendimento

Na reunião do Conselho, também estiveram em pautas assuntos pertinentes à qualidade do atendimento aos usuários, especialmente nesse momento de pandemia. Os conselheiros repassaram aos representantes da Caixa problemas relatados por empregados ativos e aposentados como demora no retorno dos canais de comunicação disponibilizados pelo plano de saúde, na liberação de autorização prévia para os casos de home care e exames novos, bem como de autorizações de procedimentos. 

Na avaliação dos conselheiros, a reestruturação realizada na Vipes (Vice-Presidência de Pessoas) está comprometendo a gestão do plano. Além da redução de empregados na área, o banco está direcionando para uma centralizadora a contratação de serviços. A preocupação é que essa medida afete a agilidade na contratação de novos credenciados e o relacionamento com aqueles que já prestam serviço ao plano de saúde. 

Outro ponto em pauta foi atualização cadastral. Os conselheiros voltaram a reivindicar que conste no APP ou portal do Saúde Caixa mensagens solicitando o recadastramento dos aposentados.  Foram debatidos ainda temas como a correção de valores das mensalidades de aposentados, cujo desconto continua com os valores dos vencimentos da ativa e credenciamentos de novos serviços.

Fonte: Fenae