Covid-19: Pressione os senadores para aprovação do PL 1011 que inclui categoria bancária no PNI

21 de junho de 2021

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 17, o Projeto de Lei (PL) 1011/2020, que inclui a categoria bancária e outros  profissionais essenciais no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação contra a Covid-19

Agora, o PL vai para votação no Senado e, em caso de aprovação, seguirá para a aprovação do presidente da República. A inclusão da categoria como prioritária na vacinação vem ao encontro da mobilização e luta do movimento sindical bancário, que tem reivindicado essa vacinação ao governo federal (Ministério da Saúde), governadores, prefeitos e tem trabalhado também na sensibilização dos deputados e senadores para aprovação desta matéria.

Além da categoria bancária, foram incluídos no PL 1011/2020 os vigilantes, motoristas de aplicativo e as trabalhadoras domésticas, além de outras categorias.

Pressão sobre senadores

A expectativa sobre o PL 1011/2020 fica agora por conta do Senado, que vai discutir e votar o texto. Por isso, as entidades sindicais bancárias, entre elas a Contraf-CUT, federações e sindicatos filiados, estarão trabalhando para sensibilizar e pressionar os senadores a aprovarem a matéria, seguindo os passos da Câmara dos Deputados.

O Sindicato destaca a importância da pressão sobre as senadoras e o senador da bancada paraibana para a aprovação do PL 1011.

Desde o início da pandemia que estamos lutando para a inclusão de bancárias e bancários como prioritários na vacinação contra a Covid-19, por sermos essenciais e estarmos na linha de frente do atendimento presencial, expostos ao contágio pelo novo coronavírus e, também,  expondo as pessoas com as quais convivemos. Já demos um passo importante nessa luta, que foi a aprovação do PL 1011 pela Câmara Federal e agora vamos pressionar o Senado para sermos finalmente incluídos como prioritários no PNI contra a Covid-19. Mobilize seus/suas amigos/as e familiares, telefone e/ou envie e-mail solicitando a aprovação do projeto de lei que inclui a categoria bancária na prioridade da vacinação.

Veja aqui o modelo de e-mail (no formato Word) para enviar aos senadores/as, ou aqui (no formato PDF).

Veja os contatos das senadoras e do senador da bancada paraibana:

Daniella Ribeiro
•Partido/UF: PP/PB
•Endereço parlamentar: Senado Federal Anexo 2 Ala Tenório Vilella Gabinete 13
•Telefones: (61) 3303-6788 / 6790
• E-mail: sen.daniellaribeiro@senado.leg.br

Nilda Gondim
•Partido/UF: MDB/PB
•Endereço parlamentar:  Senado Federal Anexo 1 7º Pavimento
•Telefones: (61) 3303-6490 / 6485
•Fax: (61) 3303-6493
• E-mail: sen.nildagondim@senado.leg.br

Veneziano Vital do Rêgo
•Partido/UF: MDB/PB
•Endereço parlamentar: Senado Federal Anexo 1 20º Pavimento
•Telefones: (61) 3303-2252 / 2481
• E-mail: sen.venezianovitaldorego@senado.leg.br

Números

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostram que a categoria bancária registrou um crescente número de encerramento de contratos de trabalho por morte, seguindo uma tendência similar aos casos de óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

No primeiro trimestre de 2020, o impacto da pandemia do novo coronavírus foi quase nulo, com uma média mensal de óbitos de 18,33 vidas. Já no mesmo período deste ano (2021), com o agravamento da pandemia no país, a média mensal de óbitos se elevou para 52 vidas, com crescimento de 176,4%.

Veja também:

PL que inclui categoria bancária na vacinação é aprovado na Câmara dos Deputados

Fonte: Seeb-CGR, com Feeb PR