12º Congresso da CUT Paraíba começa nesta quinta (6)
05/08/2015 - Por Bancários CGR
Com o tema “Educação, Trabalho e democracia- Direito não se reduz, direito se amplia” mais de 176 delegados (as) de todos os sindicatos filiados à CUT participarão entre os dias 6, 7 e 8 do 12° CECUT
Após rodadas de assembleias em mais de 60 sindicatos filiados e reunião de avaliações, será realizado nos dias 6,7 e 8 de agosto o 12º Congresso da CUT Paraíba (12º Cecut), no Hotel Corais de Carapibus, Conde-PB. O encontro reunirá mais de 176 delegados (as), dirigentes e militantes sindicais, que discutirão a conjuntura do movimento sindical e as propostas de estratégias para o plano de lutas da próxima direção.
Os bancários de Campina Grande e Região será representado pelos delegados: Esdras Luciano, secretário geral do Sindicato e membro da direção estadual da CUT, Leidson Neto, diretor de comunicação do Sindicato e Mary Andréa, delegada sindical.
Sistematizar e analisar a atual conjuntura internacional, nacional, regional e local do movimento sindical no contexto político econômico e social serão alguns dos objetivos do evento.
Dentre os momentos mais aguardados do evento está a analise de conjuntura Política e Sindical (Internacional e Nacional) com Gilmar Mauro, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Wagner Freitas, presidente da CUT Nacional, às 10h no auditório central.
No sábado serão avaliadas as propostas de moção dos trabalhadores da Paraíba para serem levadas para discussão no 12º Congresso Nacional da CUT (12º Concut), que acontece nos dias 13,14,15 e 16 de outubro em São Paulo com o objetivo de estabelecer as reivindicações e as reformas necessárias para avançar na pauta trabalhista por meio de um projeto de desenvolvimento capaz de propor caminhos que diminuam as desigualdades sociais.
Vale salientar que o CECUT Paraíba e o CONCUT estão sendo realizados em um delicado momento de crise entre forças políticas econômicas internacionais e nacionais em meio a um contexto de turbulência financeira, onde se acentuam ataques constantes dos setores conservadores da direita aos direitos e conquistas da classe trabalhadora brasileira.
PROGRAMAÇÃO DO CECUT PARAÍBA 2015
06/08/2015
8 horas - Credenciamento
9 horas – Abertura (apresentação do vídeo)
10 horas – Análise de Conjuntura Política e Sindical (nacional e internacional)
- Gilmar Mauro, dirigente do MST
- Vagner Freitas, presidente da CUT Nacional
12 horas – Debates
14 horas – Almoço
15 horas – Abertura Oficial (formação da mesa)
16 horas – intervalo
16:10 horas – Debates
17 horas – Leitura e aprovação do regimento
17:30 horas – Plenária dos Ramos (ária dos Ramos (Rurais, Municipais, Industria/serviços/comércio/educação/serviço público)
18:30 horas – Jantar
07/08/2015
8 horas – Introdução ao Trabalho de Grupo – Escola NE
8:30 horas – Carrossel – Trabalho em Grupo (divisão por Macro Setor)
- Trabalho – Paulo Marcelo; Marcos Henriques e Joel Carlos
- Educação – Luiz Júnior e Paulo Tavares
- Democracia – Gleyson (Reforma Pólitica) e Arimateia França (Regulamentação da Mídia)
10 horas – Intervalo
10:30 – Apresentação dos grupos e debates
12 horas – Almoço
14 horas – Balanço da Gestão
15:30 horas – Intervalo
15:45 horas – Consolidação do Plano de Lutas – Leitura, discussão e aprovação final do texto
18:30 – Jantar
20 horas – Confraternização
08/08/2015
8 horas – Plenarinha – CONCUT (delegados e delegadas)
9 horas – Discussão e aprovação das Moções
10 horas – Plenária Final – Eleição da nova direção
11:30 horas – Encerramento
12 horas - Almoço
Fonte: Seeb-CGR com CUT-PB