28 de fevereiro: Dia Internacional de Combate à LER/DORT
01/03/2017 - Por Bancários CGR
Data busca conscientização da população para o cuidado com a saúde
Dia 28 de fevereiro é dedicado mundialmente ao combate à LER/DORT. A data busca uma conscientização da população para esse mal que afeta trabalhadores do mundo inteiro, em especial à categoria bancária. Com o avanço da tecnologia e informatização combinado com um ritmo acelerado de trabalho, os bancários ficam durante muitas horas em frente ao computador e sujeitos a desenvolver distúrbios osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT), que incluem as lesões por esforços repetitivos (LER).
Entre os sintomas está dor, fadiga e formigamento, sensação de perda ou diminuição da força, queimação nos ombros pescoço e braços. Para prevenir esse mal da modernidade é importante estar atento à ergonomia da mobília no ambiente de trabalho, ajustando as regulagens de altura adequada, cuidar da postura e alternar tarefas que exijam diferentes tipos de movimento. É aconselhável não ultrapassar 6 horas e digitação por dia.
“Queremos alertar ao bancário que fique atento à sua saúde e procure ajuda médica ao menor sinal de alerta. A prevenção ainda é o melhor remédio. Além disso, é preciso lembrar que a legislação ampara as vítimas de doenças ocupacionais, o bancário tem meios para exigir seus direitos!” afirma Ana Fideli, Secretária de Saúde do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.
O Sindicato solicita que os bancários entrem em contato para relatar as más condições de trabalho para que possa fiscalizar e intervir junto aos bancos buscando soluções e exigir as alterações necessárias.
Camila Cecchin