Após mobilização nacional, atendimento do Bradesco Saúde é ampliado
19/07/2012 - Por Bancários CGR
O dia nacional de luta dos funcionários do Bradesco contra o atendimento incompleto do planos de saúde e odontológico, ocorrido no último dia 4, surtiu efeito. A negociação com a Contraf-CUT, sindicatos e federações, realizada na quarta-feira (18), em Osasco, trouxe avanços para os bancários.
O Bradesco disse que se adequará à Resolução Normativa 254 da Agência Nacional de Saúde (ANS) e incluirá no atendimento aos usuários especialidades como psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, nutricionista, entre outras, além de procedimentos como vasectomia. Os funcionários contarão com consultas nessas áreas a partir de 4 de agosto.
"Trata-se de avanços importantes, fruto da mobilização dos bancários em todo país", destaca a diretora da Contraf-CUT e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, Elaine Cutis.
"O banco se comprometeu também em agendar reuniões com as federações de bancários em todo país, a fim de discutir os problemas de credenciamentos de profissionais e buscar soluções que atendam as demandas dos funcionários", destaca.
"Esperamos que esses avanços possibilitem também caminhar rumo a conquista de outras reivindicações, com a inclusão dos pais e a manutenção do plano de saúde na aposentadoria", aponta a dirigente sindical.
"Foi uma grande vitória dos trabalhadores, pois essa era uma reivindicação antiga", comemora a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, que participou da negociação.
Representaram o banco gestores do RH, da área de Benefícios e os responsáveis pelo Bradesco Saúde. Também participaram os representantes da UNA, empresa que gere o Odontoprev. "A presença deles foi importante porque foi a oportunidade para que ouvissem todas as reclamações e as reivindicações dos bancários", disse Juvandia.
Ficou estabelecido ainda que os funcionários que tiverem problemas para serem atendidos pela rede credenciada devem reclamar por meio do 0800-7012700. O call center também está preparado para receber sugestões dos usuários para credenciamento de outras clínicas ou médicos.
"Os funcionários relatavam que esses problemas eram constantes. Muitas vezes a clínica estava credenciada, mas acabava não atendendo o usuário. Esperamos que o call center resolva isso e, se não resolver, os bancários devem denunciar ao Sindicato", orienta Juvandia.
Odontoprev
Também houve avanços nas discussões sobre a melhoria do plano odontológico. Os bancários reclamavam de que, com a mudança do Bradesco Dental para o Odontoprev, muitos profissionais se descredenciaram. Mas o banco ressaltou que os funcionários passaram a contar também com os 24 mil dentistas da rede de atendimento da UNA, atual gestora do plano.
Os representantes do banco admitiram que parte dos profissionais do Bradesco Dental não estão atendendo pelo Odontoprev, mas anunciaram que a UNA fará visitas a esses dentistas para que se credenciem e, assim, continuem atendendo os bancários.
O banco se comprometeu também a divulgar aos funcionários as informações sobre onde localizar os dentistas que continuam atendendo pelo Bradesco Dental e os credenciados na UNA. E garantiu ainda que todas as regras de atendimento e periodicidade do antigo plano foram mantidas no atual.
Dúvidas e reclamações sobre o plano odontológico também devem ser feitas pelo 0800-7012700.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo