Aposentadoria com qualidade. Um desejo distante
15/06/2023
Reforma da Previdência dificultou a aposentadoria de milhões de trabalhadores brasileiros. Além de aumentar a idade para requerer o direito, também reduz o valor do benefício recebido. Dureza
Muitas pessoas desejam se aposentar antes dos 60 anos, para aproveitar o descanso com disposição e qualidade de vida. No entanto, o desejo é um sonho distante para milhões de trabalhadores. Os brasileiros sabem bem disso. Se antes da reforma da Previdência, já era difícil. Agora, com as novas regras, ficou praticamente impossível.
A medida, aprovada pelo governo Bolsonaro, extinguiu a aposentadoria por tempo de contribuição somente e aumentou a idade mínima para o cidadão requerer o direito – as mulheres precisam ter 62 anos e os homens 65 anos.
Não para por aí. O valor agora é calculado com base na média de todo o histórico de contribuições do trabalhador (e não descartando as 20% mais baixas, como era feito).
A desconexão entre o desejo de se aposentar mais cedo e a realidade financeira é alimentada por um sistema que quer manter as pessoas como mão de obra disponível e desonerar o Estado.
A pressão para que as pessoas continuem trabalhando além dos 60 anos é uma forma de garantir disponibilidade de mão de obra, muitas vezes em detrimento da saúde e bem-estar.
Hora de parar
Pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a consultoria Mercer, revela 44% dos trabalhadores com menos de 40 anos querem parar de trabalhar até os 60 anos, mesmo sem ter reservas financeiras suficientes para a aposentadoria. A questão é saber se realmente terão como fazer isso, diante de uma vida cada dia mais difícil.
Fonte: Seeb-Bahia