Aprovado PL contra justa causa por inadimplência
18/11/2010 - Por Bancários CGR
Texto já passou pelo Legislativo e agora depende apenas da sanção do presidente Lula para virar lei
O Senado aprovou na quarta-feira 17 o projeto de lei que acaba com a possibilidade de demissão por justa causa do bancário que estiver inadimplente. Como esta foi a última votação no Legislativo, a proposta agora depende apenas da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para virar lei.
Essa decisão acaba com uma injustiça, porque do jeito que está o bancário é penalizado duas vezes, com demissão e discriminação, já que essa prática existe exclusivamente para os bancários. Esperamos que esse projeto seja sancionado rapidamente.
O PL revoga o artigo 508 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que diz que a demissão por justa causa de bancários pode ser realizada por falta contumaz de pagamento de dívidas legalmente exigíveis.
Para o deputado Geraldo Magela (PT-DF), criador do projeto (PL 46/08, da Câmada dos Deputados), o artigo representa uma demonstração clara de discriminação no trabalho e é totalmente incompatível com os preceitos da Constituição Federal, especialmente os previstos no artigo 5º, que estabelece os direitos fundamentais das pessoas. O texto recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS) e foi aprovado sem emendas pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Para Paim, não se pode, a priori, condenar uma pessoa sem saber as razões e a gravidade de seus atos. No caso dos bancários, a legislação atual mantém uma odiosa presunção de culpa ou dolo, diz em parecer.
Fonte: Seeb-SP