Assembleia do BNB aprova nova proposta de acordo sobre licença-prêmio
16/12/2010 - Por Bancários CGR
Os bancários do BNB em Campina Grande aprovaram nesta quarta, dia 15, a proposta de acordo de restabelecimento do benefício da licença-prêmio. Os bancários já haviam aprovado, no dia 25 de outubro, a proposta de acordo que garantiria o restabelecimento da licença para todos os 1.724 funcionários que tiveram seu direito retirado em 1997, durante a gestão do PSDB. Entretanto, essa nova assembleia foi realizada em virtude da mudança na fórmula de cálculo que resultou na redução dos valores anteriormente divulgado pelo BNB.
O Sindicato é contrária ao rebaixamento dos valores. Tal iniciativa é de responsabilidade exclusiva da diretoria do Banco. Porém a indenização dos dias de licença-prêmio que todos os funcionários têm em estoque é uma reivindicação antiga do Sindicato em mesa de negociação e que a diretoria do BNB está atendendo por ser um direito que os demais bancos federais já asseguram aos seus trabalhadores.
Para os funcionários do BNB em Campina Grande, esse acordo é ainda mais significativo. Isso porque, já havíamos entrado com ação judicial para recuperação do direito, mas não obtivemos êxito e o processo já transitou em julgado e foi arquivado.
Além de referendar a alteração no acordo, a assembleia aprovou também uma nota de repúdio contra a atitude unilateral por parte do BNB de não implementar o que havia sido acordado anteriormente.
Esse tipo de prática não contribui em nada com o processo de negociação, gerando desgaste desnecessário. A nota de repúdio é para que o banco se lembre de que compromisso assumido em mesa de negociação é algo sério e precisa ser cumprido.
Fonte: Seeb-CGR