Audiência pública na Câmara discutirá tempo de atendimento nos bancos
20/07/2011 - Por Bancários CGR
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal realizará no dia 9  de agosto uma audiência pública para discutir a uniformização do tempo  de atendimento dos clientes nas agências bancárias em todo o País. A  intenção do deputado Gean Loureiro (PMDB-SC), que pediu a realização do  debate, é promover por meio dessa discussão a criação de uma Política  Nacional de Relações de Consumo.
 
 Segundo Loureiro, as diversas legislações estaduais e municipais sobre o  tempo de atendimento fazem com que os bancos não tenham uma  uniformidade no tratamento aos clientes e impedem que o cidadão  encaminhe as devidas cobranças ao Poder Público em geral.
 
 O deputado ressalta que, apesar da tecnologia dos caixas eletrônicos,  muitos consumidores ainda preferem o atendimento pessoal e devem ser  respeitados, e outros, como aposentados e assalariados, muitas vezes são  obrigados a buscar esse tipo de atendimento.
 
 Exemplo de Florianópolis
 
 O parlamentar catarinense sugeriu que o diretor-geral do Procon de  Florianópolis, Thiago Silva, fosse convidado para relatar a experiência  local na fiscalização do tempo de atendimento. "Em Florianópolis, o  Procon agiu de maneira forte. Criamos uma lei municipal estipulando o  tempo máximo em 20 minutos, foram aplicados mais de 500 autos de  infração, inclusive uma agência bancária foi fechada", afirma. 
 
 "Com isso, todas a agências se adequaram, contrataram mais funcionários  para permitir um melhor atendimento. Nosso objetivo é fazer uma ampla  discussão, chamando as agências bancárias, os órgãos de defesa do  consumidor, o Ministério Público de Defesa do Consumidor, para que  possamos ter uma padronização para todo o Brasil e a pessoa não perca o  dia inteiro para realizar uma transação bancária", ressalta.
Fonte: Contraf-CUT com Agência Câmara
