Bancários cobram dados estatísticos sobre segurança
17/03/2011 - Por Bancários CGR
Reunião sobre o tema abriu a retomada das mesas temáticas, que englobam ainda assuntos relacionados à saúde, igualdade de oportunidades e terceirização
São Paulo - Uma das maiores conquistas dos trabalhadores, após a forte Campanha Nacional Unificada 2010, foi a retomada das mesas temáticas para discutir com a federação dos bancos (Fenaban) questões que afetam o dia-a-dia dos trabalhadores, são elas: segurança, saúde, igualdade de oportunidades e terceirização. O tema que abriu as discussões foi o de segurança bancária, com reunião nesta quarta 16.
Nessa primeira rodada cobramos da Fenaban a apresentação dos dados estatísticos semestrais do setor. Informações essenciais para discutir mais profundamente o problema e debater propostas que melhorem a segurança de bancários, vigilantes e clientes, afirma o diretor do Sindicato Daniel Reis, que participou da negociação.
O dirigente lembra que os bancários também asseguraram em Convenção Coletiva Nacional, além da divulgação de estatística semestral, a obrigatoriedade do registro de Boletim de Ocorrência nas agências assaltadas, a transferência de unidade de bancário vítima de sequestro e o atendimento psicológico pós-assalto.Muitos desses avanços saíram dos debates específicos que antecederam a própria campanha nacional, tornando-se cláusulas posteriormente. Por isso, essas mesas são importantes e devem ser tratadas com seriedade, destaca o dirigente.
A próxima negociação acontece no dia 29 de abril, quando a Fenaban deverá apresentar os dados estatísticos de 2010. Além disso, serão debatidas outras questões para melhorar a segurança de bancários e clientes como os assaltos que ocorrem na chamada saidinha de banco
Outros temas A mesa sobre saúde acontece dia 25, a de igualdades de oportunidades dia 29 e de terceirização em 31 de março.
Fonte: Seeb SP