Bancários de Campina Grande e Região encerram greve
26/09/2012 - Por Bancários CGR
Os bancários de Campina Grande e Região participaram da assembleia geral, convocada pelo Sindicato, nesta quarta-feira, 26 de setembro, para apreciação e deliberação sobre as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. Seguindo a orientação do Comando Nacional dos Bancários, os trabalhadores de bancos públicos e privados aprovaram as propostas, encerrando a greve da categoria. A partir desta quinta-feira, 27 de setembro, todas as agências bancárias da cidade e do compartimento da Borborema voltam a funcionar normalmente.
Conquistas Após nove dias de greve nacional, os bancários conquistaram 7,5% de reajuste salarial (reposição da inflação mais 2,02% de ganho real) e 8,5% de reajuste nos pisos da categoria e nos vales alimentação e refeição (2,95% de ganho real), além de 10% na parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), sendo: regra básica de 90% do salário mais valor fixo de R$ 1.540,00 e parcela adicional de 2% do lucro líquido distribuído linearmente. Já nos banco públicos, Banco do Brasil, Caixa Econômica e BNB, além dos avanços econômicos, os bancários conquistaram pontos importantes da pauta específica.
A mobilização via Campanha Nacional Unificada, desde 2004, vem garantindo aos trabalhadores aumento real (acima da inflação) acumulado de 16,22% para os salários e 35,57% no piso.
Dias parados Os dias da greve não serão descontados dos bancários. A Fenaban propõe que os dias sejam compensados até 15 de dezembro, de segunda a sexta (exceto feriados), em no máximo duas horas por dia. O que ultrapassar esse período não será considerado.
Fonte: Seeb-CGR