Bancários de Campina Grande movimentam agências em lançamento de Campanha
07/08/2012 - Por Bancários CGR
O Sindicato dos Bancários lançou nesta terça-feira (07), em Campina Grande, a Campanha Nacional 2012. Com o slogan Chega de truques, banqueiro", os diretores percorreram todas as agências com direito à fanfarra e apresentação do Grupo Teatral Satiricon, que encenou um diálogo entre o banqueiro mágico com seus truques desleais e um trabalhador que representava e defendia a categoria.
Durante o evento, o presidente do Sindicato, Rostand Lucena, ressaltou a necessidade do fortalecimento da mobilização da categoria e a conscientização dos clientes, da sociedade como um todo para a campanha dos bancários deste ano. "Como fazemos todos os anos, estamos sensibilizando a sociedade, demonstrando os truques dos banqueiros e as principais reivindicações dos bancários. Estamos preparados para a campanha deste ano, que promete ser mais difícil do que as anteriores, mas apostamos na mobilização da categoria, na capacidade de luta de cada um bancário, para avançarmos nas conquistas", acrescentou.
Veja a galeria de fotos do lançamento da campanha
Truques
O Sindicato também distribuiu uma carta aberta aos clientes e usuários com o intuito de informar a sociedade acerca do que está sendo reivindicado e desvendando a magia dos banqueiros. Truques são usados todos os dias pelos bancos para iludir funcionários, clientes e sociedade. Os bancários sofrem com o assédio moral para bater metas abusivas, o "desaparecimento" de bancários através de demissões, a redução da massa salarial por meio da rotatividade, a insegurança por falta de mais investimentos em medidas de prevenção contra assaltos e sequestros, e as maquiagens e os provisionamentos de balanços para pagar PLR menor, dentre outros truques.
Os clientes também são iludidos, como a venda casada de produtos, o esconde-esconde dos pacotes gratuitos de tarifas, o anúncio de redução de juros que seguem os mais altos do mundo, as filas intermináveis por falta de mais funcionários, a bancarização com atendimento precário e inseguro, dentre outros truques.
A sociedade também é enganada com campanhas de marketing prometendo responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade, mas é um dos setores que menos gera empregos, não barateia o crédito, quer lucro fácil e sem riscos e quase não oferece contrapartidas sociais.
Mobilização
Em todo o país, os sindicatos estão realizando atividades semelhantes para mostrar que os bancários vão botar o bloco na rua outra vez, dialogar com a sociedade e pressionar os bancos a atender a pauta de reivindicações.
Entre as principais reivindicações da Campanha deste ano estão aumento real, plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários, PLR maior, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, mais segurança nas agências e postos bancários, além de igualdade de oportunidades.
Fonte: Seeb-CGR