Bancários do BB e da Caixa devem reforçar a luta contra os processos de reestruturação em andamento nos dois bancos
27/02/2020 - Por Bancários CGR
Os processos de reestruturações em curso no Banco do Brasil e na Caixa estão mobilizando bancários de todo o país contra as medidas impostas pelos bancos, que traz uma série de prejuízos aos trabalhadores.
No Banco do Brasil, as mudanças reduzem a remuneração dos funcionários, extingue cargos e cria outros, alterando o plano de carreira e podem trazer danos também para a Participação nos Lucros e /ou Resultados (PLR). Na Caixa, a reestruturação prevê descomissionamentos sumários e a transferência arbitrária de empregados.
Diante do tamanho desmonte, os bancários se uniram nos seus locais de trabalho, vestindo PRETO, segurando faixas e cartazes, mostrando toda sua indignação contra os bancos, que na verdade estão dando continuidade ao plano do atual governo, que quer reduzir a importância das instituições e prepará-las para a privatização final.
“As novas regras enfraquecem os bancos como instituições públicas e trarão prejuízos não só para os bancários, mas para toda sociedade, haja vista o papel social que estas empresas desenvolvem para população, que afeta diretamente na econômica do país. Por isso, defender os bancos públicos é defender o Brasil. E mais do que nunca a categoria precisa está mobilizada contra os ataques que estão sendo impostos pelo governo”, destacou Esdras Luciano, presidente do Sindicato.
Ainda conforme Esdras, assim como os trabalhadores mostraram sua força nesse primeiro momento de mobilizações. De agora em diante é fundamental que os bancários intensifiquem essa luta e sigam pressionando o governo e as direções dos bancos contra as reestruturações.
#VemdePreto – Os bancos continuam negando debater as medidas com os representantes dos trabalhadores. E em virtude da intransigência das empresas, o Comando Nacional definiu um calendário de lutas unificado.
Os trabalhadores devem se preparar para novas mobilizações nacionais agendadas para o próximo dia 10/03 – Dia de defesa dos Bancos Públicos e dos Direitos e para o dia 18/03 – Defesa do que é Público.
“Convocamos toda a categoria, a mais uma vez USAREM PRETO e reforçar o recado de que não aceitaremos calados as reestruturações” destacou Esdras Luciano.
Fonte: Seeb_CGR com Contraf_CUT