Bancários do BNB seguem orientação da CNFBNB/Contraf-CUT e adiam paralisação
28/03/2012 - Por Bancários CGR
Em nova assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 28, no estacionamento da agência em Campina Grande, os bancários do BNB decidiram suspender a paralisação que havia sido deliberada na assembleia da terça-feira, 27, à noite. O que provocou a mudança na deliberação foi a nova proposta apresentada pelo banco e a orientação recebida da CNFBNB/Contraf-CUT, após o encerramento da assembleia.
Nova proposta Na tentativa de barrar o Dia de Luta dos Bancários, o BNB apresentou uma nova proposta de PLR para os sindicatos no final da tarde desta terça-feira, mas ela ainda depende da autorização do governo.
Segundo o banco, além do percentual de 8,64% do lucro líquido de R$ 314,73 milhões (previsto para a segunda parcela) e os 3% da PLR Social, o BNB está buscando autorização dos Ministérios da Fazenda e Planejamento para pagar mais 2% do lucro na forma de um adicional. Graças à pressão dos sindicatos, os bancários agora receberiam 11% do lucro líquido do banco.
Entretanto, essa proposta ainda se encontra em análise pelos Ministérios do Planejamento e da Fazendo, não sendo ainda garantia para os funcionários do BNB, que aguardarão o desenrolar das negociações em estado de greve.
Segundo a Contraf-CUT, o lucro líquido do BNB em 2011 é 0,39% superior ao apresentado em 2010 (R$ 314,8 milhões), quando o banco pagou integralmente a PLR. Não há nada que justifique esta redução.
Nova assembleia para debater essa questão deve ser realizada na próxima quarta-feira, dia 4 de abril, às 18h, na sede do Sindicato.
Fonte: Seeb-CGR