Bancários do Santander aprovam proposta de renovação do acordo aditivo e PPRS
25/06/2012 - Por Bancários CGR
A proposta do Santander de renovação do acordo aditivo à convenção coletiva dos trabalhadores e do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) foi aprovada em assembleia pelos bancários de Campina Grande nesta quinta-feira (21). O acordo deve ser assinado no próximo dia 28, em São Paulo.
Após duras negociações e pressão dos trabalhadores, o banco apresentou proposta que representa conquista histórica para os funcionários. "Acreditamos que o conjunto do acordo é positivo para os bancários, pois renova as cláusulas atuais, amplia direitos e traz novas conquistas", resume o secretária geral do Sindicato, Esdras Luciano.
Veja os principais itens da proposta aprovada:
- o Santander aceitou a reivindicação de assinar uma declaração conjunta com as entidades sindicais pela venda responsável de produtos e serviços financeiros, nos moldes do documento firmado no ano passado no Comitê de Empresa Europeu, em Madri, a partir da campanha mundial da UNI Sindicato Global.
- Manutenção do aditivo e do PPRS nos moldes atuais com vigência de dois anos e inclusão da cláusula de igualdade de oportunidades.
- Ampliação do número de bolsas de estudo para primeira graduação, que passarão de 2.300 para 2.500.
- Vale-refeição e cesta-alimentação quando os funcionários utilizarem a licença não remunerada de 30 dias para fins de acompanhamento de hospitalizado ou doença grave de parentes de primeiro grau e por afinidade.
- Aumento do valor do PPRS. A nova proposta estabelece R$ 1.600 para este ano, e R$ 1.600 mais o reajuste salarial a ser conquistado junto à Fenaban para 2013. O banco ficou de analisar a reivindicação das entidades sindicais de efetuar o pagamento em duas parcelas: uma com a primeira parte da PLR e a outra com a segunda parte da PLR, em cada ano.
- Será mantida a cláusula que trata do grupo de trabalho do SantanderPrevi. As entidades sindicais propuseram um novo prazo de até 60 dias após a assinatura do acordo para concluir os estudos visando a alteração do processo eleitoral. O objetivo é construir regras democráticas, a exemplo do Banesprev. Nova reunião já ficou agendada para ocorrer na última semana de junho.
Fonte: Seeb-CGR