Bancários realizam Dia Nacional de Luta na véspera da negociação
26/10/2010 - Por Bancários CGR
Trabalhadores promovem ato nesta terça-feira para que federação dos bancos faça uma proposta digna. Se ela não vier, categoria pode parar
Os bancários realizam nesta terça-feira 21, o Dia Nacional de Luta da categoria. As mobilizações da Campanha Nacional Unificada 2010 acontecem um dia antes da quinta rodada de negociação com a federação dos bancos (Fenaban), marcada para o dia 22. Os banqueiros, conforme se comprometeram, deverão apresentar proposta ao Comando Nacional dos Bancários.
A categoria tem data-base em 1º de setembro e a pauta de reivindicações foi entregue à Fenaban no dia 11 de agosto. Os bancários querem aumento real de 5%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vales-refeição, alimentação, auxílio-creche e pisos maiores, além de auxílio-educação para todos e melhores condições de saúde.
A economia brasileira está crescendo e as projeções do PIB aumentam quase que a cada mês; mais de 87% das categorias já tiveram aumento real de salários e as cinco maiores instituições financeiras lucraram no primeiro semestre R$ 21,3 bi, elevação de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. Os bancos têm todas as condições para atender às reivindicações da categoria, diz Rostand Lucena, presidente do Sindicato. Os bancários merecem acordo melhor do que o do ano passado. Se os banqueiros não apresentarem uma proposta digna à categoria, estarão levando os trabalhadores à greve, ressaltou.
No Dia Nacional de Luta os diretores do Sindicato irão percorrer as agências bancárias mobilizando a categoria com distribuição de material específico e chamando os bancários para a assembleia do dia 28.
Fonte: Seeb-CGR