Bancários renovam acordos com Bradesco
17/12/2013 - Por Bancários CGR
Os funcionários do Bradesco realizaram duas assembleias distintas para deliberar sobre proposta de renovações de acordos específicos: um dos trabalhadores do Telebanco e outro para o sistema alternativo de ponto eletrônico.
Os dois acordos foram aprovadas pelos funcionários na segunda-feira 17.
No caso do Telebanco, responsável pelos serviços de call center, os funcionários garantiram por mais dois anos a jornada de seis horas, e o máximo de cinco dias por semana de trabalho. Caso trabalhem sábado, domingo ou feriado, o funcionário tem direito a adicional e a folga no meio da semana.
O acordo é o desdobramento de uma conquista maior, obtida em 1997, que foi o reconhecimento desses funcionários, antes terceirizados, como bancários, tendo garantidos os direitos da convenção coletiva nacional, lembra a diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro.
Ponto eletrônico Os trabalhadores também aprovaram a renovação do sistema alternativo de ponto eletrônico. O acordo, válido para todos os funcionários da instituição financeira, determina que o sistema não pode apresentar restrições de acesso ao ponto; determina que a marcação não pode ser automática; não admite a exigência de autorização prévia para assinalar a sobre jornada; e também proíbe a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado.
Além disso, determina que o sistema tem de estar disponível no local de trabalho para registro dos horários e consulta, permitindo a identificação de empregador e empregado e que possibilite ao funcionário, a qualquer momento, a consulta eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas. Outro aspecto importante do acordo é que ele estabelece que qualquer alteração no sistema deve ser comunicada ao Sindicato.
Todos os funcionários devem ficar atentos para ver se o acordo está sendo respeitado. Qualquer indício de irregularidade deve ser imediatamente denunciado ao Sindicato, alerta Neiva Ribeiro.
Fonte: Jair Rosa/ Seeb-SP