Destaques Bancos Banco do Brasil Negros
Banco do Brasil pede perdão ao povo negro
20/11/2023
Banco anunciou pacote de medidas para promover diversidade e combater o racismo
O Banco do Brasil está tomando uma série de medidas para promover a igualdade e a inclusão étnico-racial e combater o racismo estrutural. A iniciativa veio depois que o Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar o envolvimento da instituição na escravidão durante o século 19.
A presidenta Tarciana Medeiros, primeira mulher negra no cargo desde a fundação do BB, em 1808, pediu perdão ao povo negro e destacou que a atual gestão não se furta a aprofundar o conhecimento e encarar a real história das versões anteriores da empresa.
“Direta ou indiretamente, toda a sociedade brasileira deveria pedir desculpas ao povo negro por algum tipo de participação naquele momento triste da história”, disse em nota divulgada no site da empresa.
Ações previstas
Entre as ações previstas estão o fomento ao mercado de trabalho para o povo negro, com a cláusula nos contratos com fornecedores do BB com a promoção de diversidade, equidade e inclusão nos quadros de pessoal das empresas e parceria para encaminhar jovens que participaram do programa Menor Aprendiz para o mercado de trabalho.
Através do programa “Raça é Prioridade”, a empresa vai selecionar e desenvolver a carreira de até 150 funcionários pretos e pardos, com potencial para atuar como líderes no BB, mas, que atualmente ocupam outras funções.