Bancos e comércio fecham em Campina Grande nesta quinta-feira
10/07/2013 - Por Bancários CGR
Plenária das centrais sindicais, movimentos sociais e movimento estudantil decidem pela paralisação dos bancos e do comércio no centro de Campina na mobilização desta quinta-feira, 11.
O objetivo da mobilização nacional é destravar a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional e nos ministérios. Segundo o presidente do Sindicato, Rostand Lucena, a data também servirá para dialogar com a sociedade, construir e impulsionar a pauta que surgiu nas ruas durante as manifestações realizadas em junho, em todo o país, pois muitas reivindicações já são antigas bandeiras de luta do movimento sindical, como melhoria na qualidade da saúde e educação pública e do transporte coletivo.
Pauta Única das Centrais Sindicais:
- Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
- Contra o PL 4330, sobre Terceirização.
- Fim do fator previdenciário;
- 10% do PIB para a Educação;
- 10% do Orçamento da União para a Saúde;
- Transporte público e de qualidade;
- Valorização das Aposentadorias;
- Reforma Agrária;
- Suspensão dos Leilões de Petróleo.
Mobilização dos trabalhadores adia votação do PL 4330.
Com o auditório tomado pelos trabalhadores, e presença maciça dos bancários, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados retirou de pauta nesta quarta-feira 10 o substitutivo do deputado Artur Maia (PMDB-BA), relator do projeto de lei do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) na Comissão, que, se aprovado, libera por completo a terceirização e precariza o emprego e os direitos dos trabalhadores no Brasil.
A mobilização dos trabalhadores resultou em novo adiamento da votação do PL 4330. O PL foi retirado da pauta da CCJC e ficou estabelecido que serão realizadas quatro reuniões semanais da mesa quatripartite (a primeira na próxima terça-feira 15 e as demais nas segundas-feiras seguintes, com data limite de 5 de agosto), formada por trabalhadores, empresários, governo e parlamentares para se tentar chegar a um acordo sobre o texto do projeto de lei.
Caso não haja entendimento, o relator, juntamente com o presidente da CCJC, deputado Décio Lima (PT/SC), definirão a nova data em que o PL entrará na pauta de votação, que poderá ser já no dia 13 de agosto.
Fonte: Seeb-CGR