Bancos investem mais em propaganda que em segurança
01/06/2011 - Por Bancários CGR
No ano passado, foi quase R$ 1 bilhão a mais. Debate será levado à mesa temática específica marcada para o dia 2 de junho
Os comerciais de TV, jornais, revistas e sites dos bancos vendem um mundo maravilhoso. Sorrisos, ambiente agradável, felicidade, acolhimento. Todas essas peças publicitárias custam muito. Os gastos com propaganda das seis maiores instituições financeiras Banco do Brasil, Caixa Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Safra, e HSBC somaram em 2010 R$ 3,15 bi. Um montante gigantesco para vender um mundo bem próximo do irreal.
Não se trata de ser bom, mas de parecer ser bom. É um caro tratamento publicitário utilizado para esconder o sofrimento a que estão expostos os bancários na sua rotina diária, as filas que atormentam os clientes, o descontentamento com o papel dessas instituições e com as altas taxas de juro e tarifas cobradas.
Precisar de tanta maquiagem talvez seja a razão de os bancos gastarem com propaganda quase R$ 1 bilhão a mais do investem em segurança. Os mesmos sete maiores utilizaram em 2010 R$ 2,25 bi para reduzir os riscos a que estão expostos clientes e funcionários.
E é importante destacar que parte significativa desse valor é investida em segurança virtual, ou seja, na segurança do patrimônio, do dinheiro, das transações feitas via internet. Os gastos com segurança física deveriam ser muito maiores.
O debate será levado à mesa temática de segurança que reúne representantes dos bancários e dos bancos. A reunião está marcada para esta quinta-feira 2 de junho.
Fonte: Seeb-SP