Bancos se armam nas redes sociais e cliente prepara mobilização no Twitter
30/06/2011 - Por Bancários CGR
Reclamações de clientes em relação a serviços prestados por bancos  sempre existiram. Mas o advento das redes sociais parece ter conferido à  exposição negativa dos bancos progressão geométrica. Na tentativa de  arrefecer os ânimos dos mais exaltados e solucionar atritos, os bancos  lançam mão dos mesmos canais onde são contestados - o Twitter e o  Facebook.
 
 Na sexta-feira da semana passada, o Santander, que já conta com um  serviço de apoio ao consumidor (SAC) no Twitter, lançou a plataforma  interativa "Santander Responde", hospedada no perfil do banco no  Facebook. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Santander informou  que tem um índice de resolução de ocorrências por meio do Twitter e  Facebook de 84% e espera aumentar ainda mais o alcance com a nova  ferramenta.
 
 Luca Cavalcanti, diretor do Bradesco Dia e Noite, lembra que os clientes  normalmente compartilham suas "infelicidades" com os amigos, e não com o  banco. É o serviço de monitoramento da instituição financeira que entra  em contato com o reclamante. 
 
 "Identificamos uma queixa e interagimos em até cinco minutos", diz  Cavalcanti, que conta com uma equipe de 15 pessoas para cumprir a  missão. Solucionado o problema, o Bradesco então convida o correntista a  segui-lo no Twitter. O perfil "Alô Bradesco" do banco no microblog  apresenta, em média, de 400 a 500 "interações" diárias e conta com 7,5  mil seguidores.
 
 Uma pesquisa da Nielsen Global de 2009 oferece uma boa medida da  importância que as mídias sociais vem ganhando nas empresas. O nível de  confiança do consumidor nas recomendações on-line é de 71% e sobe para  90% se for feita por um conhecido, enquanto a confiança nas formas  tradicionais de mídia fica na casa dos 60%.
 
 "O consumidor ganhou mais voz nas mídias sociais e as empresas ainda  precisam lidar com a velocidade que as informações proliferam", diz  Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. E é  bom que os bancos estejam preparados. 
 
 O especialista em marketing digital Thales Brandão organiza, para julho,  uma mobilização no Twitter contra o Itaú e o Santander por conta de uma  decisão recente do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro  exigindo o ressarcimento de R$ 430 milhões a clientes dos dois bancos  por cobranças indevidas.
Fonte: Contraf-CUT com Valor Econômico
