Bradesco: Após 5 anos, Sindicato questiona o que melhorou com a SA 8000?
30/01/2013 - Por Bancários CGR
Bancários avaliam que práticas do Bradesco que não condizem com selo internacional que trata da responsabilidade social, como a garantia da saúde, segurança e de livre associação e organização
A certificação SA 8000, norma internacional que certifica empresas compromissadas com a responsabilidade social, é incoerente com algumas práticas constatadas no banco Bradesco. Enquanto a norma prevê uma série de requisitos que respeitem o trabalhador e a sua liberdade de organização, no Bradesco persistem as denúncias de assédio moral, perseguição ao funcionário que denuncia irregularidades na SA 8000, segundo denúncia dos bancários, além do bloqueio à atuação do Sindicato no local de trabalho, entre outras ações.
Essa foi a principal argumentação apresentada pelos dirigentes sindicais ao auditor externo responsável no Brasil pela SA 8000, durante reunião na segunda-feira 28. Desde quando o Bradesco foi certificado, em 2008, a auditoria realiza reuniões semestrais com o Sindicato. Isso porque, desde o início, os representantes dos trabalhadores apontam algumas incoerências entre o que exige a norma e a prática diária da empresa.
> Sindicato questiona certificação recebida pelo Bradesco
Apresentamos várias inconformidades ao auditor, como o caso de demissão após o funcionário denunciar o seu gestor de assédio moral. Em alguns casos, graças à atuação do Sindicato, conseguimos reintegrar os trabalhadores demitidos injustamente, conta Sandra Regina, diretora do Sindicato e funcionária do Bradesco.
Segundo a dirigente, diversos bancários e funcionários terceirizados não acreditam na validação da SA 8000 devido, principalmente, a falta de retorno ou solução das denúncias, reclamações e sugestões. Os funcionários reclamam que sempre vem uma resposta padrão e, na maioria dos casos, não são resolvidos os problemas relatados, explica, ao exemplificar o episódio das cadeiras quebradas na matriz do setor de Cartões do Bradesco, na Cidade de Deus.
> Problemas continuam no setor de Cartões do Bradesco
Na ocasião, os trabalhadores, segundo a dirigente, fizeram várias reclamações pela SA 8000 e nada foi solucionado. Graças ao Sindicato, que reivindicou reuniões e fez matérias na Folha Bancária e no site, os funcionários agora têm novas cadeiras no departamento, ressalta. Esse é apenas um dos vários exemplos de falta de condições de trabalho. Há outros casos, como falta de portas de segurança em agências, entre outros problemas, acrescenta.
RTs Queremos perguntar ao banco o que de fato melhorou nas relações e condições de trabalho nestes cinco anos de certificação SA 8000, reivindicou Sandra, ao avaliar que poucas coisas avançaram nesse período.
De acordo com a dirigente, em vez de a direção do Bradesco aprimorar e melhorar o que está previsto na norma, vai certificar 307 agências, ainda mais com o agravante de que não serão feitas eleições de representantes dos trabalhadores (RTs) para o local de trabalho, no caso, as agências.
O Sindicato questionou o auditor sobre essa atitude, pois os atuais RTs nas agências serão os mesmos das concentrações. Eles não sabem a rotina das unidades, apenas dos departamentos. Já são responsáveis pelos prédios e vão ficar agora responsáveis também por várias agências?, questionou Sandra, apontando, mais uma vez, uma incoerência entre a teoria prevista na certificação SA 8000 e a prática cotidiana do banco.
De acordo com a diretora, o Sindicato, há seis meses, sugeriu que os RTs fossem das regionais, uma vez que conhecem a rotina dos bancos e tem fácil acesso de locomoção caso precisem se deslocar à agência.
Apesar de reconhecermos que a norma SA 8000 pode contribuir para melhorar as condições no local de trabalho, deixamos sempre claro ao auditor que somos um Sindicato atuante e que representamos os bancários na base. Por isso, não deixaremos de apontar e denunciar todas as incoerências que enxergamos e vivenciamos no dia a dia.
Fonte: Seeb-SP