Caixa: Sindicato pede intervenção da DRT e da Procuradoria contra abertura de agência no sábado
11/05/2012 - Por Bancários CGR
O Sindicato apresentou denúncia contra a Caixa para a Sub-delegacia Regional do Trabalho e a Procuradoria do Trabalho pedindo a intervenção do órgão para barrar a abertura da agência Campina Grande neste sábado, dia 12, véspera do Dia das Mães. No ofício, o Sindicato destaca que a convocação dos bancários da Caixa para o cumprimento de expediente em dia de descanso é ilegal.
Os artigos 61 e 224 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) dizem que o trabalho fora do expediente só pode ocorrer em caso de ´necessidade imperiosa´, o que não é a situação.
A Caixa já tem aberto suas agências mais cedo sob o argumento de que precisa atender a população para a concessão de crédito diferenciado com juros mais baixos. A Caixa está iniciando o expediente de atendimento a este específico público a partir das 9h sem que houvesse, para tanto, qualquer imperiosa necessidade, já que a frequência deste segmento de cliente fora mínima, isto segundo a totalidade dos relatos dos funcionários da instituição financeira, visitados pela entidade sindical.
A Contraf-CUT já tinha se reunido no dia 26 de abril com o diretor de Recursos Humanos da Caixa, Nelson Antônio de Souza, em Brasília, quando manifestou posição contrária à abertura das agências. Na ocasião, a Caixa alegou que, com a política de redução dos juros, a abertura nesse dia seria mais uma oportunidade para a sociedade conhecer a nova política de crédito da instituição e receber orientações sobre aplicações financeiras.
Apesar de o movimento sindical apoiar a queda dos juros, a abertura de agências da Caixa num sábado não se justifica. Se a instituição financeira pública não tem empregados suficientes para a demanda, que contrate mais bancários. Afinal, a sobrecarga de trabalho piora ainda mais o atendimento.
Fonte: Seeb-CGR