Cliente: greve é culpa dos banqueiros! Veja onde reclamar.
20/09/2016 - Por Bancários CGR
Nem tão digital assim. Se tem uma coisa que a greve nacional dos bancários provou é que os clientes precisam dos trabalhadores tanto quanto os trabalhadores precisam dos seus empregos. A paralisação que nesta terça-feira (20) completa 15 dias está incomodando muita gente e a culpa é dos bancos. Ou alguém acredita que Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Federal – que juntos lucraram R$ 29,7 bi somente nos seis primeiros meses deste ano – não tenham condição de pagar aumento salarial acima da inflação?
Mas, para aumentar ainda mais esse lucro, os bancos, após oito rodadas de negociação (iniciadas ainda em meados de agosto), insistem em tentar impor perdas aos bancários. Querem pagar reajuste rebaixado e se recusam a negociar proteção aos empregos. Somente entre janeiro e julho de 2016, quase 8 mil empregos bancários foram extintos. O resultado: sobrecarga de trabalho nas agências e departamentos; mais filas, queda na qualidade de atendimento.
“Sabemos que a greve muda à rotina e fazemos de tudo para que isso não seja tão difícil”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Ivone Silva. “Não podemos aceitar que os bancos tentem se aproveitar da crise econômica para fazer os bancários perderem, seja por meio dos salários ou dos empregos. Não tem crise para banqueiro! Se os clientes ficarem do nosso lado, somaremos forças para pressionar a Fenaban (federação dos bancos) a acabar com a enrolação e apresentar proposta que os bancários possam aceitar e voltar ao trabalho.”
Pressione os bancos
A greve dos bancários não é contra os clientes. Os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente. Caso não consiga atendimento pode reclamar nos órgãos de defesa do consumidor e no Banco Central. Também podem entrar em contato com a Fenaban ou o SAC dos bancos, cobrando para que apresentem proposta decente aos bancários para acabar com a greve.
Federação dos Bancos: 11 3244 9800 / 3186 9800/ www.febrabran.org.br/Faleconosco.asp
Idec: 11 – 3874- 2150/ www.idec.org.br
Proteste: 0800- 201- 3909/ www.proteste.org.br
Procon: 151(município de Campina Grande)/ (83) 98802-5525/ www.proconcg.com.br
Banco Central: 145 (Custo de Ligação Local) / www.bcb.gov.br
SAC Santander: 0800 762 7777
SAC BB: 0800 729 0722
SAC Caixa: 0800 726 0101
SAC Itaú: 0800 728 0728
SAC Bradesco: 0800 704 8383
Fonte: Seeb_CGR com Seeb_SP