Conferência dos Bancários do Nordeste começa nesta sexta em Maceió
05/07/2013 - Por Bancários CGR
A partir desta sexta-feira, dia 19, tem início, em Maceió, a Conferência Regional dos Bancários do Nordeste, promovida pela Fetrafi-NE. Trata-se da segunda etapa de organização da Campanha Nacional 2013. A primeira aconteceu com a realização dos encontros estaduais. E a terceira etapa será nos dias 19 a 21 de julho, em São Paulo, quando será realizada a 15ª Conferência Nacional dos Bancários.
"Os debates e contribuições dos encontros estaduais e regionais serão levados à Conferência Nacional, quando será definida a pauta de reivindicações da categoria e as estratégias de luta", afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello.
Palestras e debates sobre a conjuntura nacional estão na programação de abertura da Conferência Regional. Quem falará sobre o tema será o professor da Universidade Federal de Alagoas, Cícero Péricles.
No segundo dia de encontro, a análise e discussão sobre a Campanha Nacional e os desafios para este ano abrem a programação. O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, e a economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Vivian Rodrigues, compõem a mesa de debates. À tarde será dedicada à discussão em grupos. Em pauta, quatro eixos: emprego; reestruturação produtiva no sistema financeiro; remuneração; e condições de trabalho.
"As estratégias de organização e mobilização serão discutidas em todos os quatro grupos temáticos", destaca a secretária de Finanças da Fetrafi-NE, Teresa Souza. O segundo dia será encerrado com a eleição dos delegados que representarão o Nordeste na 15ª Conferência Nacional e com um momento de confraternização.
O terceiro e último dia será dedicado à plenária final, quando serão decididas as reivindicações e resoluções que serão encaminhadas ao evento em São Paulo.
Durante os três dias de discussão, a conferência regional terá transmissão ao vivo, além de postagens de vídeos e fotos em tempo real. A cobertura será feita por meio do facebook , pelo twitter e pelo blog da Fetrafi-NE. E também serão compartilhadas pelos sites dos sindicatos do Nordeste.
Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-NE e Seec Pernambuco