Congresso da CUT debate liberdade sindical
05/07/2012 - Por Bancários CGR
Durante os cinco dias de atividades também será eleita nova Direção Nacional, que pode ter pela primeira vez um bancário como presidente
São Paulo - Discutir estratégias de luta para garantir e ampliar direitos. Essa será uma das principais tarefas a ser realizada por cerca de mil dirigentes sindicais eleitos para participar do 11º Congresso Nacional da CUT (Concut), a ser realizado entre os dias 9 e 13 de julho, no Hotel Transamérica, em São Paulo.
O 11º Concut traz como debate central o tema Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos como forma de reafirmar os princípios de fundação da CUT de enfrentamento à estrutura sindical oficial e a busca pela ampliação da democracia no local de trabalho, onde a opressão persiste.
Durante os cinco dias de atividades, ainda serão debatidas e elaboradas propostas sobre qual o modelo de país os trabalhadores desejam para as próximas décadas, além da aprovação do plano de lutas e das estratégias da nova Direção Nacional, que será eleita para o triênio 2013-2015.
O bancário Vagner Freitas é o candidato indicado pela categoria para presidir a Central na próxima gestão. Não podemos chegar a 30 anos da CUT sem ter colocado um bancário na presidência, que representa uma categoria importante na construção da nossa Central, defende Artur Henrique, Presidente Nacional da CUT.
Redação - 4/7/2012