Congresso dos Funcionários do BNB define pauta específica da Campanha/2013
27/05/2013 - Por Bancários CGR
Teve início na última sexta feira dia 24/05/2013, o XIX Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil. O evento, que reúne mais de 100 delegados de estados brasileiros, acontece no Hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina, e objetiva discutir e deliberar sobre Remuneração e Emprego; saúde e Previdência; Banco Público e o SFN, bem como Organização e Mobilização. Durante estes dois dias de evento será definida a pauta específica de reivindicações dos funcionários do BNB na Campanha Salarial de 2013.
O Congresso esteve sob a coordenação da Contraf-CUT e assessorada pelo Comando Nacional e entidades que a compõe. Ao final dos trabalhos dos grupos, os relatores se reunirão e vão elaborar um relatório sistemático que será apresentado à Plenária de encerramento.
Na abertura, às 10h desta sexta, para compor a mesa, o vice presidente da Contraf-CUT, Carlos de Sousa, contou com a participação de representantes dos sindicatos do Ceará, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Campina Grande, além de Rita Josina, da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, Tomaz de Aquino, coordenador da CNFBNB, e João Sales Neto, vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí.
Em seu discurso, Rita Josina falou sobre a união dos funcionários e as novas perspectivas para vislumbrar um novo BNB, bem como a importante missão dos participantes do evento. Temos que trabalhar com responsabilidade, compromisso e seriedade para dar os encaminhamentos necessários e assim, definir os rumos do BNB, resume.
Em seguida, o Superintendente Estadual do BNB no Piauí, Francisco das Chagas Lopes, agradeceu a presença de todos em Teresina, enaltecendo o crescimento econômico do Estado, particularizando a demanda local. A capital está crescendo em termos de serviços e comércio, e dispomos de equipes para atender essa demanda. No Estado temos poucos problemas e queremos enfatizar a boa relação com as entidades, pois isso faz com que as coisas aconteçam e os resultados são bons, enfatiza.
Ivone Maria da Silva, Secretária Geral da Contraf-CUT, agradeceu a receptividade do povo teresinense e fez um breve relato sobre os encontros de bancos privados realizados este ano com o acompanhamento da entidade representativa da categoria bancária. Não só acompanhando as reivindicações do BNB, mas também as demais reivindicações dos outros bancos, pondera, mencionando que estão trabalhando para o fortalecimento da categoria.
Por sua vez, Tomaz de Aquino lembrou que a mesa presente representava a verdadeira história de luta do BNB. Disse que a comissão coordenada pela Contraf-CUT vem resistindo aos grandes desafios a serem transpostos e falou também a respeito da reestruturação do BNB, bem como sua atual administração. Temos ouvido sobre as denúncias envolvendo diretores do BNB de gestões passadas e que são sérias. Portanto, conclamamos todos para sairmos deste congresso com a bandeira única pautada pela moralidade e com a perspectiva de promover o desenvolvimento do Nordeste, conclui.
João Sales saudou os participantes do evento em nome do SEEBF/PI |
João Sales Neto, do SEEBF/PI, deu as boas-vindas às delegações presentes destacando a importância do evento, além do resultado que vai repercutir na vida dos bancários. Disse ser este um momento importante para os trabalhadores e trabalhadoras que buscam melhores condições no ambiente de trabalho.
Em sua fala, Carlos de Sousa, da Contraf-CUT, destacou a grande presença das delegações que participam do Congresso do BNB e pediu o empenho e seriedade de todos na tomada de decisões e votações, deixando claro as regras para fazer valer as reivindicações da categoria.
No encerramento, foram apresentados os relatórios dos grupos, apreciação e votação das propostas, e ainda a aprovação do relatório final que comporá a pauta específica de reivindicações.
Autor/Fonte: Gilson Rocha