Consulta abre organização da Campanha 2011. Congressos já têm data marcada
06/06/2011 - Por Bancários CGR
Os bancários já podem apontar quais deverão ser as prioridades da categoria na Campanha Nacional 2011. Desde 20 de maio, está disponível no site do Sindicato (clique aqui) a consulta aos trabalhadores, que servirá para nortear os debates em torno das reivindicações que integrarão a pauta a ser entregue aos bancos.
O questionário é dividido em cláusulas econômicas, de saúde, condições de trabalho e segurança, sistema financeiro, além de formas de fortalecer a mobilização. A realização da consulta abre o processo democrático de construção da campanha, após a aprovação dos temas gerais e do calendário das conferências, durante a reunião do Comando Nacional no dia 31 de março. É muito importante que todos participem, convoca o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.
Os resultados tabulados da consulta serão encaminhados para as federações, que por sua vez enviarão os dados tabulados de suas bases para a Contraf-CUT para a sistematização em nível nacional.
Congressos
Dentro do processo de preparação para a Campanha Nacional, também já foram definidas as datas dos encontros regionais e nacionais para a discussão e deliberação das pautas geral e específicas (veja calendário abaixo). O momento agora é de mobilização. Os bancários devem ficar atentos ao calendário, conversar com os colegas e levar para os fóruns próprios de discussão as demandas da categoria. A exemplo dos anos anteriores, o objetivo é construir a Campanha 2011 com a participação de todos, de forma bastante democrática, explica o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.
A 13ª Conferência Nacional dos Bancários focará os quatro grandes temas da Campanha definidos pelo Comando Nacional: emprego e remuneração, saúde do trabalhador e condições de trabalho, segurança bancária e sistema financeiro nacional.
No caso do Banco do Brasil, os temas centrais de discussão nos congressos distrital e nacional vão girar em torno de remuneração e jornada (piso e interstícios da carreira, pontuação da carreira de mérito, jornada de seis horas para comissionados); saúde (Cassi, Brasil Dental, Fusesc, Economus); segurança bancária; previdência (Planos 1 e Futuro, Fusesc, Economus, Prev BEP); banco público (internacionalização, metas de produtos bancários, terceirização e correspondentes bancários). As teses devem ser encaminhadas até o dia 3 de junho para o endereço eletrônico [email protected], com cópia para [email protected].
Na Caixa, os pontos do temário do 27º Conecef são: organização do movimento, saúde do trabalhador, condições de trabalho, Saúde Caixa, Funcef/Aposentados, segurança bancária, correspondente bancário, jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), conselheiro representante e isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, entre outros assuntos. Dia 10 de junho é a data-limite para a inscrição de teses.
Nos próximos boletins e no site do Sindicato, mais informações sobre a organização dos congressos.
Calendário de mobilização
1º e 2 de julho
Congressos distritais do BB e da Caixa
9 e 10 de julho
Congressos nacionais do BB e da Caixa
12 e 19 de julho
7º Congresso dos Bancários de Brasília (discussões)
23 de julho
7º Congresso dos Bancários de Brasília (deliberações)
29, 30 e 31 de julho
13ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo
04 de agosto
Posse dos delegados sindicais
9 ou 10 de agosto
Entrega da pauta de reivindicações à Fenaban
Fonte: Seeb-Brasília