Contraf-CUT lança pesquisa sobre condições de segurança nos bancos
11/03/2008 - Por Bancários CGR
Em reunião do Coletivo de Segurança Bancária da Contraf-CUT, ocorrida nesta segunda-feira, dia 10, em São Paulo, avaliou-se que a segurança dos bancos ainda continua precária, principalmente no que diz respeito à proteção a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, vigilantes, clientes e usuários. Os banqueiros investem muito em segurança para garantir o seu patrimônio. Já a vida tem ficado em último lugar.
Várias iniciativas foram definidas, como a construção de uma estatística nacional que aponte mensalmente os ataques a bancos. Para tanto, pedimos que federações e sindicatos efetuem o levantamento de assaltos, tentativas, furtos, arrombamentos e seqüestros, com base em notícias da imprensa e informações da categoria, enviando os dados coletados para a Contraf até o dia 5 de cada mês, destaca a diretora da Contraf-CUT, Neide Fonseca.
Outra proposta aprovada foi a criação de um grupo de trabalho junto às secretarias estaduais de Segurança Pública, a exemplo do Rio Grande do Sul, com o objetivo de discutir políticas públicas e ações integradas com os bancos e trabalhadores para prevenir e melhorar a segurança nas instituições financeiras.
Também vamos encaminhar uma pesquisa, a ser feita pelos sindicatos, até o final de abril, a fim de verificar as condições de segurança das agências e postos de trabalho. Com os dados apurados, poderemos intensificar as lutas junto aos bancos e à sociedade para cobrar mais segurança. A pesquisa foi uma das deliberações da última conferência nacional dos trabalhadores do ramo financeiro. É importante a participação de todas as entidades sindicais para o êxito da pesquisa, ressalta o representante da Federação dos Bancários do RS, Ademir Wiederkehr.
Mudança na legislação federal
A Contraf protocolará ainda esta semana, durante plenária a ser realizada nos dias 13 e 14, em Brasília, uma carta no Senado, com pedido de audiência com o senador e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Aloísio Mercadante, para debater o substitutivo ao Projeto de Lei nº168/2005, que já tem parecer favorável do senador Romeu Tuma e se encontra na pauta de votação, desde julho de 2007.
Estamos também agendando uma reunião com o secretário-executivo do Ministro da Justiça, Tarso Genro, com o objetivo de formar o grupo de estudo sobre atualização da lei federal nº 7.102, de 1983, proposto durante audiência realizada em julho do ano passado, enfatiza Neide.
Bancos multados
Na última reunião da CCASP (Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada), várias bancos tiveram diversas agências interditadas e outras tantas multadas por irregularidades onde a vida estava em constante risco. A exemplo do Banco do Brasil, do Bradesco; Nossa Caixa, Santander; HSBC; Unibanco e Itaú, que sofreram aplicação de pena pecuniária em várias regiões do pais que variaram de 10 a 20 mil UFIRS . E ainda bancos interditados por total descumprimento a legislação, como a Nossa Caixa.
Fonte: Contraf-CUT e Seeb Porto Alegre