Contraf retoma Comitê de Relações Trabalhistas do Santander no dia 3 de abril
16/03/2012 - Por Bancários CGR
A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam no próximo dia 3 de abril, das 14h às 16h, o Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) com o Santander para discutir as demandas dos funcionários. A reunião será realizada nas dependências da Torre Santander, em São Paulo.
A retomada do CRT ocorre junto com uma agenda de várias reuniões para tratar de outros temas importantes para os trabalhadores, conforme estabelece o acordo aditivo do Santander à convenção coletiva dos bancários.
Nos próximos dias, será encaminhada a pauta dos trabalhadores para os representantes do banco, a partir da consulta feita anteriormente para as entidades sindicais. "Queremos mais empregos e melhores condições de trabalho para valorizar o empenho e a dedicação dos funcionários, principais responsáveis pelo lucro de R$ 7,755 bilhões em 2011, o que representou um crescimento de 5,1% em relação a 2010", aponta o funcionário do banco e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
"Com esse lucro estrondoso, que aumentou a liderança do Brasil na participação no lucro mundial do Santander para 28%, o banco não tem desculpas para deixar de atender as justas reivindicações dos funcionários e aposentados", destaca.
Grupo de Trabalho do SantanderPrevi
Nesta sexta-feira (16), às 10h, acontece a instalação do GT do SantanderPrevi para discutir, de forma conjunta, a possibilidade de alterar o processo eleitoral, suspenso no ano passado por decisões judiciais depois de ações movidas por participantes diante da falta de democracia nas eleições. Haverá novas reuniões no dia 23 de março e no dia 13 de abril.
"O GT está previsto na cláusula 33ª do aditivo do Santander, tendo sido uma das principais conquistas da campanha nacional de 2011", afirma a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenadora interina da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani.
"Queremos construir um novo processo eleitoral, a exemplo do Banesprev, com democracia e transparência, garantindo o direito de candidaturas de participantes, com ampla e prévia divulgação entre os funcionários", destaca a dirigente sindical.
Conforme o aditivo, o GT será composto por quatro representantes por parte das entidades sindicais e outros quatro representantes do Santander, contando com assessoria técnica quando necessário.
Grupo de Trabalho do Call Center
O GT do Call Center será instalado na próxima quarta-feira (21), às 10h, em São Paulo, que a participação do Sindicato dos Bancários de São Paulo e do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, para discutir as demandas específicas dos trabalhadores. Novas reuniões estão agendadas para os dias 28 de março e 4 de abril.
Fórum de Saúde e Condições de Trabalho
A retomada do Fórum de Saúde e Condições de Trabalho, previsto na cláusula 22ª do aditivo do Santander, está marcada para o próximo dia 10 de abril, das 14h às 16h, em São Paulo.
Reunião da COE do Santander
A Contraf-CUT realizará no dia 2 de abril (segunda-feira), às 10h, uma reunião da COE do Santander, no auditório do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
O objetivo é preparar os debates no CRT e no Fórum de Saúde e Condições de Trabalho, bem como discutir o andamento dos grupos de trabalho.
Fonte: Contraf-CUT