Copom inicia mais uma reunião para avaliar taxa básica de juros
07/06/2011 - Por Bancários CGR
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia hnesta terça-feira (7) à tarde a quarta reunião do ano para avaliar um possível ajuste da taxa básica de juros (Selic). Nas três vezes anteriores houve elevações em janeiro (de 10,75% para 11,25%), em março (para 11,75%) e em abril (para os atuais 12%).
Agora, os analistas financeiros estão novamente chantageando o Copom para novo aumento de 0,25 ponto percentual, o que elevaria a Selic para 12,25% ao ano.
A quase totalidade dos analistas de instituições financeiras consultados por pesquisa do BC, na última sexta-feira (3), acreditam em elevação da Selic para 12,25% ao ano, como mostra o boletim Focus divulgado na segunda-feira (6).
Já o Índice do Custo de Vida (ICV) do Dieese apontou uma redução em maio. Segundo o cálculo da entidade, a taxa foi 0,04%, com redução acentuada em relação à variação de abril (0,80%), o que representa uma diferença de -0,76 pontos percentuais.
Nas reuniões anteriores do Copom, a Contraf-CUT manifestou posicionamento contrário à elevação da Selic, avaliando que "é um grave equívoco que comprometerá ainda mais o crescimento econômico deste ano, com implicações negativas na geração de emprego e na renda dos trabalhadores".
A definição ocorre nesta quarta-feira (8) à noite, depois da segunda rodada da reunião do Copom, que é realizada sempre em dois dias.
Fonte: Contraf-CUT com Agência Brasil