CUT lança jornal em debate com Paulo Henrique Amorim
20/03/2008 - Por Bancários CGR
Pauta sobre o papel dos meios de comunicação
Ocupar os espaços na internet para promover conteúdo alternativo aos da grande mídia antes que os maiores grupos de comunicação também os monopolizem. Esse foi o principal recado dado às entidades sindicais pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. Ele participou do debate O papel dos meios de comunicação alternativos na formação e transformação social, realizado no dia 17 de março, na Central Única dos Trabalhadores Nacional (CUT), para celebrar o lançamento do jornal mensal da CUT, que marca o início de uma nova fase da comunicação sindical da entidade.
A reportagem de capa traz uma ampla abordagem sobre a importância das convenções 151 e 158, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em defesa dos empregos. O jornal será uma extensão dos demais veículos que a central e os sindicatos já mantêm, apresentando dados e argumentos para defender nossas propostas, anuncia em seu editorial.
Amorim comemorou o lançamento e acha que os trabalhadores devem ir além. Em breve, os grandes grupos empresariais tomarão tudo. Mas ainda há um espectro na internet à disposição para consolidar grandes portais alternativos, afirmou Amorim.
O jornalista destacou o papel da Revista do Brasil como uma publicação que privilegia assuntos de interesse do trabalhador, pautas quase sempre consideradas de segundo plano nas redações tradicionais. Como faz em seu blog, Amorim evidenciou as críticas ao PIG, o Partido da Imprensa Golpista. É a mais clara expressão de força política que trabalha com objetivos concretos, ou seja, derrubar o presidente Lula, disse. Ele disse considerar esse golpismo uma tradição da imprensa e lembrou das relações da mídia com os presidentes Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart, e do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola.
Demissão Coincidentemente, um dia depois de participar do debate na CUT, o jornalista teve seu contrato rescindido pelo Portal iG, onde abrigava seu blog Conversa Afiada. Ele foi comunicado por fax e teve o blog retirado do ar. Oito horas depois, Amorim já estava de volta no www.paulohenriqueamorim.com.br.
Fonte: Contraf-CUT