CUT Paraíba discute democratização das comunicações em seminário
05/03/2013 - Por Bancários CGR
O Seeb-CGR participou nesta segunda-feira (4) do Seminário Democratização das Comunicações, promovido pela Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB). Na presença de vários representantes de movimentos sindicais e jornalistas da região, se pode debater o papel da mídia e da sociedade na luta por esse processo de acessibilidade à divulgação e informação de notícias.
O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadoras de Mesas Telefônicas do Estado da Paraíba (Sinttel), em João Pessoa. Durante a programação houve três mesas redondas e o lançamento do livro A Imagem da Mulher na Mídia - Controle Social Comparado, com a publicitária paulista Raquel Moreno.
Na mesa que discutia a realidade regional e a democratização das Comunicações na Paraíba, a palestrante e professora de Comunicação Comparada da UFPB, Joana Belarmino, apresentou conceitos fundamentais para a compreensão e aplicação desse tema na sociedade. Temos que entender o desafio de fazer a sociedade pensar a comunicação enquanto um bem público, ressaltou.
Outro participante da mesma mesa, o jornalista Rafael Freire, do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, frisou que vivemos numa ditadura do capital, na qual não enxergamos maneira de nos desvencilharmos da opressão das grandes emissoras detentoras do poder. Nessa perspectiva também se debateu o papel das rádios comunitárias e das TVs abertas locais, como UFPB, TVT, TV Cidade, entre outras.
O seminário contou com debates bastante acirrados e que deram margem a relevantes discussões de como modificar o cenário atual para dar vez e voz aos movimentos sindicais.
Fonte: Seeb-CGR