Caixa Banco do Brasil Banco do Nordeste Notícias do Sindicato Bancos Destaques
Delegados sindicais tomam posse e se somam à luta
01/12/2022 - Por Bancários CGR
Posse dos novos delegados do BB, Caixa e BNB aconteceu na manhã desta quinta-feira (1º), na sede do sindicato
Foram empossados formalmente, nesta quinta-feira (1º), os novos delegados sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. No pleito, que aconteceu em novembro, foram eleitos doze novos representantes de base, sendo três no BB, oito na Caixa e um no BNB.
A posse aconteceu na sede do Sindicato. Agora, os eleitos cumprirão a função durante um ano ajudando na representação dos trabalhadores nas agências e estreitando a relação com o Sindicato.
Durante o mandato, o delegado não pode ser transferido do seu local de trabalho, salvo por iniciativa própria ou mediante negociação com o empregado. Também lhe é assegurada a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato e até um ano após o término.
A importância do delegado sindical
O representante sindical de base, ou delegado sindical, é a força expressiva fundamental para organizar a luta e a mobilização dos trabalhadores. Não por acaso, as maiores conquistas dos bancários ocorreram nos momentos em que houve uma forte mobilização, que refletiu em incontáveis avanços.
O delegado sindical, portanto, é o primeiro elo entre os trabalhadores e o Sindicato. Ele é eleito pelos próprios bancários e deve incentivar o debate das questões trabalhistas, levar a opinião de seus representados para o Sindicato e vice-versa.
Atuação dos delegados sindicais é garantida por lei
A representação sindical de base pode ser constituída por iniciativa do Sindicato, conforme prevê a legislação brasileira. Veja por quais leis os delegados estão amparados:
Constituição Federal – Artigo VIII
Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) – Artigo 543
Organização Internacional do Trabalho (OIT) – Artigo 87
Aditivos (BB, Caixa e BNB) à Convenção Coletiva dos Bancários
Fonte: Seeb-CGR