Deputada Erika Kokay defende greve dos bancários na tribuna da Câmara
02/10/2013 - Por Bancários CGR
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) ocupou a tribuna da Câmara na segunda-feira, dia 30 de setembro, para prestar apoio e solidariedade à greve nacional dos bancários.
O movimento cresceu e atingiu nesta terça-feira, 13º dia de paralisação nacional, o total de 11.016 agências e centros administrativos fechados em todo o país, de acordo com o último balanço divulgado pela Contraf-CUT. O número representa um crescimento de 79,2% em relação ao primeiro dia de greve (19 de setembro), quando 6.145 unidades pararam.
"Estamos em um segmento onde houve um lucro consolidado de R$ 37,18 bilhões em 2012. Onde um executivo do Itaú percebeu, em 2012, um salário de cerca de R$ 9 milhões. Este foi o salário de um diretor do Itaú, que não pode sentar e negociar o salário de um bancário, ou uma participação nos lucros, que foram construídos justamente pelos bancários e bancárias", destacou Erika Kokay, que é empregada licenciada da Caixa Econômica Federal e ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de Brasília.
"O sistema financeiro tem de sentar para negociar", defendeu a deputada.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Brasília