Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
03/12/2010 - Por Bancários CGR
São Paulo Sensibilizar sobre os direitos fundamentais, bem como buscar a integração das pessoas com deficiência são os principais objetivos do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro.
A data foi instituída pelas Nações Unidas em 1998, com vista a mobilizar para a implementação do Programa Mundial de Ação em Respeito às Pessoas com Deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982, cujos pressupostos básicos são a inclusão e a defesa dos direitos humanos dessa parcela da sociedade.
Para marcar a data, no Brasil estão previstos dois eventos oficiais. Na noite dessa quinta-feira 2, foi realizado um debate, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com participação do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. Nesta sexta-feira 3, ocorre um evento em Brasília, sob o patrocínio do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), com intuito de divulgar o livro acessível. Trata-se de uma ferramenta para garantir o acesso à cultura por outras vias além da escrita, beneficiando não apenas as pessoas com deficiência, mas as pessoas em geral, explica Isaias Dias, vice-presidente do Conade e representante da CUT no conselho.
O balanço que se faz no Brasil neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é positivo. No governo Lula, alcançamos importantes conquistas, como a realização de duas Conferências pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, a instituição dos decretos nº 5.296 sobre acessibilidade e nº 5.904 sobre cão-guia, além de maior acessibilidade nas vias públicas. No entanto, nossa luta maior é para colocar fim às barreiras de atitude. Se conseguirmos derrubá-las aí, então, poderão ser satisfeitas todas as necessidades específicas das pessoas com deficiência, conclui Isaias Dias.
Leia também > Leis e normas amparam portadores de deficiência
Fonte: Seeb SP