Eleições da SA 8000 no HSBC estão marcadas
10/02/2011 - Por Bancários CGR
São Paulo Os funcionários do HSBC do Casp, Tower e CAM terão a oportunidade de eleger seus representantes na SA 8000, que trata da certificação em Normas Internacionais de Direitos Humanos e Leis Trabalhistas Nacionais. No calendário divulgado pelo banco, o processo eleitoral no Casp ocorre nos dias 14 e 15, no Tower 16 e 17, e no CAM dia 18.
Dirigentes sindicais criticam a postura do banco no trato com os funcionários e ressaltam que os trabalhadores denunciam cotidianamente um clima de assédio moral nos departamentos e agências. Também há demissões de bancárias grávidas e dos que retornam de afastamento, baixos salários, falta de condições de trabalho. Além disso tudo, intimidação de representantes dos trabalhadores, que são obrigados a entrar nos prédios para conversar com os bancários acompanhados de segurança, ou seja, tudo ao contrário em relação aos direitos humanos e dos trabalhadores.
O funcionário do HSBC e diretor da Fetec-CUT Luciano Ramos lembra, ainda, da falta de valorização dos empregados, que ficou mais evidente com a recusa do banco em pagar a parcela adicional da PLR na sua totalidade. Se o HSBC busca a certificação é necessário mudar a forma de tratar o funcionário. Queremos ser verdadeiramente valorizados, afirma o dirigente sindical.
Fonte: Seeb SP