Eleições Funcef 2014: Sindicato apoia Chapa 1
01/04/2014 - Por Bancários CGR
As eleições Funcef 2014 acontecem de 5 a 9 de maio. Quatro chapas irão concorrer ao pleito. O Sindicato apoia a Chapa 1 Movimento pela Funcef. Serão escolhidos os ocupantes das três vagas para a Diretoria Executiva, além de duas das três para o Conselho Deliberativo e uma para o Conselho Fiscal.
Foram inscritas as chapas Movimento pela Funcef (1), Novo Rumo na Funcef (2), Controle e Resultado (3) e Funcef na Base (4). A numeração obedece à ordem de inscrição.
Na Funcef, o processo eleitoral deste ano definirá os ocupantes das três vagas de diretores eleitos. Preencherá ainda duas das três vagas do Conselho Deliberativo e uma do Conselho Fiscal. Para os conselhos, são eleitos também os suplentes de cada vaga. Não há suplência na diretoria.
A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da Fundação contam com seis integrantes cada, três eleitos e três indicados pela patrocinadora. No Conselho Fiscal, são quatro membros, dois eleitos e dois indicados.
A eleição para a terceira vaga no Conselho Deliberativo e para a segunda vaga no Conselho Fiscal acontece em momento distinto, daqui a dois anos.
A chapa 1 MOVIMENTO PELA FUNCEF é composta pelos seguintes membros:
Diretoria Executiva: José Carlos Alonso Gonçalves, Pedro Eugenio Beneduzzi Leite e Renata Marotta.
Conselho Deliberativo: Jaqueline Maria Fonseca Mello, Emanuel Souza de Jesus, Olívio Gomes Vieira e Celso Matos.
Conselho Fiscal: Marilde Perin Zarpellon e Gilmar Cabral Aguirre.
Compromisso, experiência e luta
Para Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, não há dúvida de que a Chapa 1 é a mais comprometida e preparada para representar os associados da ativa, aposentados e pensionistas na gestão da Funcef. "Os integrantes dessa chapa são pessoas capacitadas e experientes. Estou seguro de que eleitas farão um trabalho sério e digno na gestão do fundo de pensão dos empregados da Caixa", afirma.
"A Chapar 1 tem igualmente o meu apoio. É formada por pessoas com capacidade técnica e representação coletiva que sempre lutaram e defenderam a categoria. Conheço essas pessoas desde quando entrei na Caixa em 1989. Estamos bem representados", destaca Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e presidente eleito da Fenae.
É importante que os empregados da ativa e aposentados participem da eleição, que decide o destino do patrimônio dos trabalhadores para garantir aposentadoria digna. "A Chapa 1 representa a grande maioria das entidades sindicais e representativas do funcionalismo, tem experiência nas lutas coletivas e vai defender com toda a certeza os interesses dos trabalhadores na Funcef", ressalta Fabiana Uehara Proscholdt , empregada da Caixa e diretora executiva da Contraf-CUT.
Propostas da Chapa 1
- Avançar na democratização da gestão: lutar pelo fim do voto de minerva; propor alternância entre eleitos e indicados nas diretorias; reforçar a atuação dos comitês.
- Melhorar benefícios: defesa do FRB, dos associados do REG/REPLAN não saldado, do CTVA como verba salarial em todos os planos, da justiça às mulheres pré-79 e aos aposentados do PMPP. Incorporar o REB ao Novo Plano.
- Revolucionar o relacionamento: acompanhar de perto cada fase de vida do associado e aprimorar a educação financeira e previdenciária.
- Zelar por qualidade, segurança, controle e risco dos investimentos.
- Continuar a luta para que a Caixa pague o custo das reservas nas ações trabalhistas com reflexos nos planos.
Fonte: Seeb-CGR com Contraf-CUT