Encontro de novos bancários do nordeste surpreende
19/03/2008 - Por Bancários CGR
Foi realizado no último fim de semana o I Encontro de Novos Bancários do Nordeste, realizado no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, Recife, PE. Noventa e um delegados representantes da base da Fetec-NE - Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito no Nordeste mostraram que os novos bancários, ao contrário do que imaginaram dirigentes e colegas veteranos, têm, sim, preocupações coletivas para além do imediatismo de salários e carreiras - embora lutem por isso também -, e da própria corporação. O nível de participação e a qualidade das intervenções surpreenderam, inclusive, os expositores convidados.
Estou muito impressionada com a rapidez com que eles captam as informações, processam e devolvem com propriedade. Eles estão prontos, resume a professora da Unicamp, Maria Alejandra Madi, economista.
Para Lucius Fabiani, presidente da Fetec-NE, o retorno proporcionado pelos participantes mostra que é preciso continuar investindo na integração com os novos bancários, e em sua formação. Eles provaram que estão sedentos de informação e de participação.
Entre os coordenadores das comissões de empresa dos bancos do Brasil, do Nordeste e da Caixa, a experiência foi extremamente rica. Marcel Barros, Tomas de Aquino e Plínio Pavão, pela ordem, foram unânimes em elogiar a iniciativa e a qualidade da participação. Para eles, o Encontro dos Novos Bancários do Nordeste deve servir como exemplo para outras federações de trabalhadores bancários nas demais regiões do país.
Já, para os protagonistas, o encontro não acabou no sábado, continua nos locais de trabalho, para onde os representantes delegados vão levar o que aprenderam para debater com os colegas.
Fonte: Seeb-CGR