Equipe de Guedes defende diminuição real no valor de aposentadorias
14/09/2020 - Por Bancários CGR
A equipe econômica do Governo Federal, comandada por Paulo Guedes, sinalizou que vem discutindo a possibilidade de diminuição real no valor das aposentadorias. No esboço que vem sendo cogitado, a queda vigoraria por dois anos.
Na avaliação do Ministério da Economia, a medida abriria espaço fiscal para um dos principais objetivos políticos de Jair Bolsonaro: a implementação do Renda Brasil, nome dado à reformulação de um conjunto de políticas sociais herdadas dos governos anteriores.
A ideia foi apresentada pelo secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, em uma entrevista ao G1. O integrante da pasta afirma que se estuda desvincular os aumentos dos valores de benefícios previdenciários do salário mínimo.
Como a Constituição determina que o mínimo tenha como piso de reajuste a inflação, na prática, a proposta significaria que o valor das aposentadorias seria congelado.
Caso as aposentadorias sejam congeladas, ou seja, tenham seu valor nominal mantido, isso significaria perda real: com a inflação – prevista pelo próprio governo como positiva nos próximos anos – os aposentados e aposentadas teriam seu poder de compra reduzido.
Fonte: Reconta Aí