Febraban tem novo presidente
18/03/2011 - Por Bancários CGR
Murilo Portugal é o primeiro administrador profissional da entidade
São Paulo - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem um novo presidente. Murilo Portugal tomou posse nessa quinta-feira 17 no lugar deixado por Fábio Barbosa, que permanece à frente do Conselho de Administração do Santander.
Portugal é o primeiro administrador profissional da Febraban, interrompendo uma tradição na federação que sempre teve presidentes de grandes bancos no comando.
Em sua primeira entrevista coletiva, Murilo Portugal afirmou que uma das suas principais funções será dialogar internamente com o sistema bancário. É um sistema heterogêneo, e sua fortaleza decorre muito do fato de que temos bancos públicos, estrangeiros e privados nacionais, bancos grandes, médios e pequenos, disse.
Minha função será ouvir todos os segmentos e conversar com governo, Executivo, Legislativo e Judiciário.
Se seguido o exemplo de outros anos, o novo presidente da Febraban estará também à frente da Fenaban, a Federação Nacional dos Bancos, que negocia com os dirigentes sindicais representantes dos trabalhadores. Mas, na lista de Portugal dos segmentos a serem ouvidos, faltou o principal motor do sistema financeiro: os bancários. Queremos manter uma mesa de negociação aberta para continuar debatendo as necessidades dos bancários e avançando nas nossas reivindicações, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
Fonte: Seeb SP