Funcef apresenta resultado inferior à meta atuarial no primeiro semestre
30/08/2013 - Por Bancários CGR
No primeiro semestre deste ano, os investimentos da Funcef atingiram resultado de R$ 485,2 milhões, valor que implica em rentabilidade de apenas 0,97%. A meta atuarial a ser alcançada no período era de 6,11%.
O balancete semestral foi aprovado na quarta-feira, dia 28, pelo Conselho Deliberativo da Fundação, que esteve reunido em Brasília.
O déficit em relação à meta atuarial foi determinado por cenário conjuntural adverso aos investimentos dos fundos de pensão, especialmente os direcionados ao setor produtivo. Com a crise econômica global, empresas que contribuíram para a realização de resultados superavitários em período anterior apresentam atualmente redução do valor de suas ações em bolsa, afetando os resultados das entidades de previdência complementar. É o que ocorre, por exemplo, com a mineradora Vale.
O ativo total da Funcef apresentou crescimento de 0,26% nos seis primeiros meses do ano, chegando a R$ 51,9 bilhões.
A Fundação atingiu 130.987 associados no final de junho, sendo 94.777 empregados em atividade na Caixa, 29.251 aposentados e 6.959 pensionistas.
O Conselho Deliberativo aprovou ainda a proposta de revisão do planejamento estratégico da Funcef (período 2014/2018) e a recomposição dos Comitês de Assessoramento Técnico de Ética e de Investimentos. A revisão dos regimentos internos do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal foi remetida para a reunião seguinte.
Os conselheiros acompanharam apresentações feitas pela Diretoria de Participações Societárias e Imobiliárias sobre a carteira de investimentos FIA (Carteira Ativa II), que se refere à participação na companhia Vale, e pela Diretoria de Benefícios sobre educação previdenciária (Programa Previdenciário Caixa).
O Conselho Deliberativo é o órgão responsável pela definição da política geral de administração e de gestão dos planos de benefícios da Funcef. É composto paritariamente por três membros indicados pela patrocinadora, a Caixa, e três eleitos pelos associados. Participam também da reunião os suplentes eleitos.
Os conselheiros eleitos para a Funcef são Antônio Luiz Fermino, Olívio Gomes Vieira e José Miguel Correia (titulares), e Marco Antônio Moita e Gilmar Cabral Aguirre (suplentes).
Fonte: Fenae