Banco do Brasil Notícias do Sindicato Bancos Destaques
Funcionários do BB testam positivo para Covid-19 e Sindicato cobra do Banco medidas efetivas de proteção
12/05/2020 - Por Bancários CGR
Desde o mês de abril, que o Sindicato encaminhou denúncias ao Ministério Público do Trabalho (MPT) relatando a exposição e o risco de contaminação a que os bancários estão sujeitos. Prova disto, é o surgimento de casos entre a categoria na cidade. Nesta terça-feira (12), o Banco do Brasil notificou 4 casos, destes, dois já foram confirmados.
Conforme apurado pelo Sindicato, os casos confirmados foram na agência Estilo no bairro da Prata e na 7 de setembro, localizada no Centro da cidade. Na agência Estilo, a funcionária estava de férias e iria retornar ao trabalho, mas comunicou que havia testado positivo para a doença e segue afastada, com licença médica.
Na agência 7 de setembro, as informações são de que a esposa do bancário, que é medica da UPA na cidade foi contaminada, e ele, ao ser submetido ao exame também testou positivo.
Já os casos suspeitos são nas agências do Parque da Criança e do bairro São José. Segundo informações, o marido da funcionária da agência São José, que é Policial Militar, testou positivo, por este motivo ela já foi afastada e aguarda resultado do teste. No caso da agência Parque da Criança, a esposa do funcionário que testou positivo. Ele foi afastado e não temos a informação se ele já foi submetido ao teste.
Embora o banco tenha emitido nota informando a suspensão temporária a prestação de serviços nas agências Borborema e Empresarial Campina Grande, que funcionam no mesmo endereço, o Sindicato questiona que o protocolo de medidas preventivas do BB é falho. O banco só coloca em isolamento em isolamento quem trabalha em um raio de distância de até 2 metros. “O funcionário não trabalha parado, ele se locomove por vários ambientes. O vírus é uma ameaça invisível, não há sentindo colocar esse parâmetro e deixar os funcionários vulneráveis ”, destacou Esdras Luciano, presidente do Sindicato.
Além disso, o Sindicato foi informado que os funcionários das agências localizadas no prédio da 7 de setembro, ao invés de serem liberados para se manterem em quarentena, respeitando as determinações dos órgãos de saúde, foram encaminhados para outras unidades, contrariando assim todas as normas sanitárias de segurança, deixando os trabalhadores ainda mais apreensivos e colocando em risco a vida de mais pessoas.
O Banco também anunciou que o prédio vai ser reaberto para atendimento nesta quarta-feira (13).
O Sindicato encaminhou um ofício a Superintendência do Banco exigindo que as outras agências sejam higienizadas, o afastamento dos empregados para cumprir a quarentena, e que o banco submeta todos os funcionários a realizarem o teste para covid-19.
“Com o avanço do número de casos no Brasil, na Paraíba e em Campina Grande, o Banco precisa se responsabilizar e tomar medidas preventivas urgentes e eficazes para proteger não só a saúde dos seus funcionários, como a dos clientes e usuários dessas unidades”, frisou Esdras.
O Sindicato reforça que Bancos são locais de alto risco de contaminação e que as pessoas devem evitar ir até às agências, priorizando os atendimentos pelo internet banking. Protegendo suas vidas e as dos que estão a sua volta.
Fonte: Seeb_CGR