Funcionários do Bradesco aprovaram programa de capacitação para designados à CIPA
25/03/2013 - Por Bancários CGR
Os funcionários do Bradesco aprovaram por unanimidade o programa de capacitação para os designados à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Em assembleia realizada na noite desta sexta-feira, dia 22, na sede do Sindicato, os bancários aceitaram os termos do acordo discutido com o banco.
O programa de capacitação é uma conquista dos bancários. Pelo acordo, o banco se compromete a realizar o treinamento durante o expediente de trabalho, em horários planejados conjuntamente entre empregado e gestor. Além disso, os sindicatos terão acesso à relação mensal dos designados, o que pode permitir que a gente faça um trabalho junto com estes empregados, afirma Rostand Lucena, presidente do Sindicato e funcionário do Bradesco.
A CIPA é uma exigência da Norma Regulamentadora número 5, do Ministério do Trabalho. "Só que as unidades com menos de 100 funcionários não são obrigadas a ter um trabalhador para as funções da CIPA. Pelo acordo aprovado, o Bradesco terá de capacitar os bancários dessas agências, o que deve melhorar as condições de trabalho, principalmente na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, conta Rostand, lembrando que foram quase cinco anos de negociação até que o banco incorporasse as reivindicações.
A capacitação será realizada na modalidade à distância, pela internet corporativa. A carga horária será de 20 horas, distribuídas em, no máximo, oito horas diárias.
Fonte: Seeb-CGR